Monday 26 May 2014

Oslo–Noruega–Dia 4

O sol reapareceu com tudo. Tarde demais, pois eu precisava ir pro aeroporto as 11 da manhã, portanto não tive temo de ver as ilhas.

Saí pra tomar café da manhã na beira do rio, onde comi um muffin de blueberry fresquinho e delicioso com um suco de laranja. Fiquei de bobeira quando decidi ver uma últimas coisa em Oslo: a prefeitura.

Eu havia lido no wikitravel que era válido ver a prefeitura por dentro pois tem uns murais bem bonitos, e é também o lugar onde é feita a entrega do prêmio Nobel da Paz. Teria sido perfeito pra uma visita no domingo chuvoso, e até tentamos visitar, o problema é que estava fechada pra um evento. O tal evento, a Pia me explicou, é algo que acontece todos os anos pros adolescentes que fazem 16 anos. Chama-se Confirmação, e é para preparar os adolescentes pra vida adulta. Neste evento o ( a) adolescente recebe de presente dos pais uma roupa tradicional Norueguesa, que ele-ela vai guardar pra sempre. Esta roupa custa bem caro, algo em torno de 10 mil reais, e nem todos os pais podem pagar isso (a minha amiga não tem, por exemplo), mas ela é usada em todo e qualquer evento grande como casamento. Acho que ao longo dos anos o custo-benefício é justificado, pois comprar roupa pra ir em casamento é sempre caríssimo de qualquer forma. Outra vantagem é que é uma motivação pra pessoa não engordar com os anos e sempre caber naquela roupa. Foi legal no domingo ter visto as famílias saindo da prefeitura, todas vestidas nas suas roupas típicas, a caminho de um almoço em família.

Mas voltando à prefeitura, eu tinha 45 minutos pra chegar até lá, visitar o lugar e voltar ao hotel pra pegar o trem a tempo de chegar no aeroporto. A ida e vinda seriam 15 minutos cada, o que significa que só tive 15 minutos lá dentro. Gostei de ter ido, achei os murais bonitos e eu gostaria de ter ficado mais tempo lá interpretando cada um deles.

Blog7

Murais dentro da prefeitura de Olso
Vista da costa norueguesa de dentro do avião

Cheguei a tempo de pegar meu vôo, comprei um sanduíche pra comer de almoço e meu assento era na janela. Normalmente escolho corredor, mas por ser um vôo curto não quis pagar a mais pra selecionar assento. Foi bom, pois a vista da costa norueguesa é absolutamente linda lá de cima. Eu conseguia enxergar ao longe montanhas com neve e também dezenas de ilhazinhas na costa.

A minha amiga recomendou vários passeios em outras regiões da Noruega, que eu adoraria fazer. Gostaria de comparar os Fjords de lá com os que eu vi na Nova Zelândia.

Impressões finais:

País tranquilo, sem grandes problemas sociais, saúde e estudo são gratuitos, mas a alta taxa de impostos é o preço que se paga. O maior problema da Noruega agora é a imigração de cidadãos de países pobres da Europa, que vão pra lá sem condições nenhuma de sustento. Eu e a minha amiga ficamos chocadas com a quantidade de romenos no centro da cidade, pedindo esmola e simplesmente sentados na rua o dia inteiro, sem trabalho. De quem é a obrigação de integrá-los a sociedade? Eles não falam Norueguês e a maioria não fala nem inglês, o que torna as coisas mais difíceis. A presença destes grupos (não necessariamente romenos) começou a gerar comentários racistas e nacionalistas, o que é um problema. Mas quem vai solucionar o problema e como?

Recentemente teve eleição pro parlamento europeu, e os candidatos que ganharam são todos de direita, porque a maioria das pessoas que pagam impostos não estão gostando nada da história de ter que dar dinheiro pra país que não consegue se manter e está quebrado por pura incompetência dos seus governantes. Não sei qual será o futuro da Europa do jeito que as coisas estão indo.

Bom, agora posso dizer que vi todos os países escandinavos Smile

DSC08376 (1024x768)

Vídeo da viagem

No comments: