Thursday 14 August 2008

A procura de emprego

Antes de vir para Londres recebi conselho de várias pessoas sobre as agências de RH, que aqui são conhecidas como recruiters. Diferentemente do Brasil, na Nova Zelândia e aqui na Inglaterra a maior parte das contratações são feitas por intermédio estas agências, que são contratadas pelas empresas para encontrar candidatos para trabalhos específicos. As empresas fazem iso para que não precisem se dar ao trabalho de olhar 100 currículos por dia. Desta forma não precisam ter um setor de RH muito grande. Só que ao mesmo tempo uma contratação custa bastante para a empresa, pois o recruiter recebe um percentual por cada candidato que acaba contratado. A decisão final de contratação é da empresa, mas o contato inicial e a marcação de entrevistas é sempre por intermédio dos recruiters.
Voltando aos conselhos, todos me mandaram tomar cuidado com os recruiters! E eles têm razão! Se na Nova Zelândia eu já não gostava de recruiters, aqui em Londres é bem pior! Eu coloquei meu currículo num website quando ainda estava na Nova Zelândia e coloquei o número do meu celular aqui de Londres, e indiquei que o número só estaria disponível a partir do dia 11. No dia seguinte recebi uns 20 emails de recruiters dizendo que tentaram me ligar sem sucesso. Obviamente eles não prestam atenção em detalhes! Desde segunda-feira já devo ter recebido umas 30 ligações de recruiters! Alguns são realmente profissionais, mas outros são um pé no saco! Ficam tentando empurrar trabalhos que não são o que eu quero, ou por questão salarial, ou por questão de localização (apesar de eu falar que quero em londres tem uns que insistem em me mandar pra cidades cerca de uma hora daqui), ou por questão do tipo de trabalho. Outros ficam tentando descobrir onde já tenho entrevistas, sendo que não posso revelar o nome das empresas para outros recruiters. Realmente tem que ter muita paciência. Eles fingem ser seu melhor amigo enquanto que na verdade estão é querendo se aproveitar!
Mal posso esperar pra ter um emprego e não precisar lidar com recruiters por um bom tempo!
Mas tirando isto acho que a busca está indo bem. Tenho duas entrevistas marcadas, além de outras perspectivas, vamos ver no que dá!

No comments: