Saturday 5 December 2009

Ice Skating

Quando eu era adolescente o meu sonho era ser patinadora no gelo. Qualquer oportunidade que eu tinha de patinar no gelo eu pedia pro meu pai me levar, como nas poucas vezes que teve um rink minúsculo no shopping Itaguaçú, ou nas vezes em que fomos para São Paulo no shopping Ibirapuera. Eu adorava assistir filmes com este tema, chegava a sonhar que eu tinha um rink bem pequeninho perto de casa e eu ia lá patinar. Quando fiz intercâmbio nos Estados Unidos fui umas duas vezes, numa delas fiquei assistindo aulas de patinação, encantada com as meninas aprendendo a dançar no gelo. Lá patinação no gelo é um esporte bem divulgado e sempre tem competições passando na TV e até programas especiais com os patinadores mais famosos. Eu ficava em casa no inverno comendo pipoca e assistindo esses programas.

De volta ao Brasil eu convenci meu pai a comprar rollerblades. ´Não patinava no gelo, mas patinava na rua ou no terraço da casa dos meus pais. Eu mesma me ensinei a patinar de costas (lembro como fiquei feliz com essa “conquista”), a ficar numa perna só com a outra esticada atrás (eu sabia o nome desse passo, igual ao do ballet, que aprendi com a minha irmã bailarina), inclusive eu conseguia dar um pulo e um giro no ar e cair direitinho. Esse deu trabalho de aprender e fiquei com os braços roxos e me apoiar na borda da sacada. Uma vez vi como as patinadoras aprendem os saltos, elas tem uma corda amarrada na cintura e alguem as segura quando elas terminam o salto, para que não se machuquem no caso de caírem. Agora parece que no Brasil o esporte é mais conhecido porque parece que tem o tal programa Dança no gelo, que ainda não passava quando morava no Brasil. Mas não sei se isso fez aumentar o número de lugares onde se pode patinar no gelo no Brasil.

DSC02137

Realmente um dos maiores sonhos que eu tive era o de ser patinadora no gelo. Claro que hoje em dia isso nem me passa pela cabeça. A minha amiga Katrina me convidou para patinar no gelo no rink que tem no museu de história natural, em South Kensington, 5 minutos do meu trabalho. No momento são vários rinks de patinação, tem um em Hyde Park também, no Winter Wonderland, uma feira de natal com brinquedos de parquinho, como montanha russa e castelo assombrado, e barraquinhas com comida e coisinhas pra vender, onde comprei um enfeite bem bonitinho de natal, feito na Alemanha. Anyway, quinta-feira passada fui patinar com a Kat. A primeira volta é sempre meio sem firmeza, afinal faço isso a cada 2 anos, mas logo a “técnica” volta (se é que eu tenho alguma, afinal nunca fiz aula) e eu consigo fazer as voltas na pista inclusive colocando os pés um na frente do outro pra fazer a curva. Foi muito legal, a noite estava bonita, não muito frio, e com as luzes de natal foi muito especial! Adorei!

No comments: