Sunday 20 April 2014

Canadá – Ottawa

Na segunda-feira nós alugamos um carro, demos tchau aos nossos anfitriões, e no dirigimos à cidade de Ottawa, a capital do Canadá. Não estávamos planejando visitar esta cidade, mas a viagem de Toronto até Montreal seria mais de 6 horas, então resolvemos fazer a viagem em duas partes e conhecer um lugar a mais. Fiquei feliz de ter feito isso, pois foi uma surpresa muito boa, pois a parte da cidade onde ficamos é bem charmosa.

Nos hospedamo no centro, perto de Parliament Hill, que é onde estão os prédios do governo. Começamos caminhando por umas ruazinhas com bares e restaurantes, e fomos até a National Gallery do Canadá, um prédio moderno. Não entramos, e o fato de ter uma escultura de uma aranha gigante não deixou que eu chegasse perto do prédio. Logo ali na frente tem um parque que eu achei lindo, pois é bem aberto e tem vista pro rio e pros prédios do governo do outro lado. Aprendi que os ingleses vieram pra Ottawa e começacam a colonizar. Eles construíram o parlamento do modo britânico e também um canal artificial chamado Rideau.

Como já eram mais de 5 da tarde não conseguimos entrar em nenhum prédio, mas ficamos admirando os mesmos de fora e batendo fotos. São vários prédios no estilo europeu, todos bem grandes por sinal.

FB4

National Gallery ao fundo
Prédios do parlamento canadense
Última foto a direita é o Banco Central do Canadá

Resolvemos então jantar e achamos um restaurante italiano ali perto que fazia a massa eles mesmos, e por isso a janta estava deliciosa! Era tudo fresco e saboroso.
No dia seguinte acordamos cedo pra visitar o parlamento. Ao contrário do parlamento Britânico, que cobra praticamente 20 libras pra uma visita, esta visita foi de graça. O prédio por dentro lembra bastante o parlamento britânico, inclusive o House of Commons e House of Lords. As cerimônias também são parecidas, e várias salas têm retratos (pintados) das rainhas Elizabeth e Victoria. Os debates no parlamento acontecem em inglês e francês, então membros do parlamento devem ser fluentes em ambos os idiomas.

FB5

House of Commons
Senado
Prédio da biblioteca do parlamento
Vista da cidade da Peace Tower

Visitamos também a Peace Tower, que é a torre do relógio (equivalente ao Big Ben), que tem uma vista bem bonita da cidade.
Todas as pessoas foram super simpáticas e não olhavam para nós como se fôssemos terroristas disfarçados, como é o que acontece no parlamento britânico.

Saímos de Ottawa perto do meio-dia, e valeu muito a pena esta curta visita.