Cheguei no Canadá no dia 17, depois de 7:30 de viagem de Londres, num vôo diurno num avião confortável da Air Canada. O resultado é que a viagem foi tranquila (tirando um pouco de turbulência no meio da viagem). O André e nosso amigo Edson estavam me esperando no aeroporto. O Edson e a Aline foram nossos colegas de faculdade e moram no Canadá faz 5 anos. Ficamos hospedados na casa deles e eles foram anfitriôes muito atenciosos.
No dia da chegada fomos no super mercado nos abastecer pros próximos dias. Aqui, como nos países nórdicos, só se pode comprar álcool em lojas do governo. Supermercados e lojas de conveniência não podem vender bebidas alcólicas. Naquela loja havia garrafas gigantes de vodka, mas acabei comprando a única cerveja que eu consigo tomar, a Budweiser. Como estávamos cansados, fizemos comida em casa, e quando eram 9 da noite eu estava exausta por causa da diferença de horário de 5 horas.
Nosso primeiro dia em Toronto foi nublado, frio e chuvoso. Começamos visitando a universidade de Toronto, que tem prédios em estilo europeu. Passamos por Chinatown, que é sujo e sem graça, e caminhamos até a CN Tower, que é super alta (era a mais alta do mundo até construírem um prédio mais alto em Dubai recentemente) e dizem que tem uma vista muito bonita da cidade. Resolvi não subir porque o dia não estava bonito, então não teria visibilidade boa, além do preço de 40 dólares canadenses.
Continuamos o passeio passando pelo centro, pela Union Station, a principal estação de Toronto. Visitamos o The Path, o shopping subterrâneo de Toronto. Como aqui no inverno –30 graus é comum, eles construíram shoppings subterrâneos, para que as pessoas possam caminhar pela cidade, mas por debaixo da terra pra não congelar. Por ser sexta-feira santa, estava tudo fechado, mas deu pra ter uma idéia. Passamos pelo distrito financeiro, que estava completamente deserto por se feriado. Ali perto vimos a calçada da fama canadense, com a estrela de vários artistas canadenses famosos mundialmente.
Seguimos então até Dundas Square, a praça principal de Toronto, com shopping, lojas, restaurantes, telões e tudo o mais. Lá sim estava cheio de gente e as lojas estavam abertas.
Encontramos um amigo nosso alemão, que conhecemos quando morávamos em Auckland, e que agora mora em Toronto. Almoçamos num bar em Dundas sq. e fomos passear em Eaton Mall, um shopping bem grande. A população de Toronto parecia estar lá, pois estava muito cheio.
Depois disso pegamos o metrô e fomos visitar um casal de amigos nossos, brasileiros, ambos médicos, que moram aqui em Toronto. Eles trabalham agora com pesquisa na área médica e estavam nos contando como funcionam as coisas aqui na área da medicina. Foi bom encontrar com eles e pôr o papo em dia.
Depois disso fomos jantar num restaurante italiano com o Edson e a Aline, onde comi uma salada de salmão muito gostosa. Como era de se esperar eu estava exausta novamente, então viemos logo pra casa pra descansar.
Universidade do Canadá, em estilo Europeu
Passando pela CN Tower
Calçada da fama canadense
André cozinhando janta pra nós
No comments:
Post a Comment