Nossa última parada no Canadá foi a cidade de Quebec. No caminho de Montreal até Quebec passamos por umas cidadezinhas chamadas “Eastern Townships”, que dizem ter cenário maravilhoso. Foi um risco, pois nesta época do ano é difícil ver cenário bonito, pois as árvores ainda não têm folhas e a neve já derreteu, então é tudo cinza. Acabou que o cenário não teve nada de especial, mas dá pra perceber que os lagos e a vegetação, em outra época do ano (especialmente outono) deve ser mesmo muito bonitos.
Continuamos nossa viagem ao Quebec, que foi de 3:30. Nos hospedamos bem no centro, na parte antiga da cidade.
A cidade de Quebec é a única da América do Norte que ainda é cercada por um muro, construído para defender a cidade quando ela foi colonizada. Dentro do muro a cidade é como as cidades européias: ruas de paralelepípedo, casas antigas com arquitetura preservada, igrejas e praças. O resultado é uma cidade super charmosa.
A parte antiga da cidade é bem compacta e vimos quase tudo no dia que chegamos.
Fizemos uma caminha sugerida pelo Lonely Planet, que passou pelas principais ruas da cidade, descrevendo fatos interessantes sobre uma determinada construção ou outra. A construção mais bonita e imponente é o Chateau Frontenac, um hotel com decoração maravilhosa. Nosso plano era ficar uma noite lá (não mais que isso, pois é bem caro), mas ele está em reforma, o que significa que as principais salas, como o famoso hall de entrada, estão fechados. Por isso então nem consideramos nos hospedar lá. Até entramos no prédio ontem pra ver se conseguíamos ver alguma das salas bonitas, mas tava tudo fechado, infelizmente.
Passeando por Old Town em Quebec
Na frente do Chateu Frontenac, um hotel
Na frente do parlamento de Quebec
Entretando o prédio em si continua sendo lindo cenário pra bater fotos. Caminhamos pelo morro da Cittadela (uma fortaleza entre a cidade e o rio) e de lá a vista pro chateau e pra cidade é muito bonita. No dia em que chegamos estava frio e com vento, tempo nublado, mas no dia seguinte abriu o sol e refizemos o caminho do dia anterior pra ver a paisagem com sol, o que foi bem melhor.
Vista de Old Town em Quebec City
Mais uma foto do Chateau
André passeando por Quebec
Quebec tem os mesmos problemas das cidades européias: falta de espaço e restaurantes caros por causa do turismo. Nas demais cidades que visitamos os hotéis era super espaçosos, enquanto que aqui em Quebec o quarto é super pequeno, como os hotéis da Europa que nos hospedamos. O preço dos restaurantes aqui no centro antigo é absurdo, e hoje resolvemos que vamos comer em outra parte da cidade, já que estamos de carro.
Ontem visitamos também a Montmorency Falls, cataratas que ficam cerca de 20 minutos de carro do centro antigo de Quebec. Elas são mais altas que as cataratas do Niágara, mas bem menor volume de água. Foi um passeio bonito. Visitamos também um mercado aqui em Quebec, mas não era tão grande nem tinha tanta variedade quanto o que visitamos em Montreal.
Xarope de Maple, típico aqui do Canadá
Montmorency Falls
Hoje, sábado, a temperatura é de 3 graus na rua, e como já vimos tudo, estamos no quentinho do hotel, numa salinha com lareira e frutas e croissants cortesia do hotel. Ainda tem neve nos parques da cidade, e nos pátios das igrejas e prédios a gente vê montanha de neve, que foi tirada da calçada e empilhada. É com certeza um lugar muito frio a maior parte do ano. O aquecimento aqui é bem melhor do que na Inglaterra. Todas as casas têm double glaze (2 camadas de vidro) e aqueciimento decente. Os restaurantes tem 2 portas: 1 que dá pra rua, depois um pequeno corredor, e outra porta pro restaurante em si. Isso é bom, pois evita que cada pessoa ao entrar cause ar frio entrar junto no restaurante, o que eu acho horrível em Londres.
Achei o Canadá um lugar legal de se visitar. Eu não moraria aqui, pois é frio demais pra eu aguentar, mesmo com aquecimento, mas pra passear vale a pena. É uma mistura de Estados Unidos e Europa, mas ambos em menor escala. Foi interessante ver como aqui no Quebec eles adoram a herança francesa e querem ser franceses e independentes do resto do Canadá. inclusive o Quebec tem um “primeiro ministro”, apesar de não ter os poderes do primeiro ministro do Canadá. Vivendo e aprendendo.
https://www.youtube.com/watch?v=ug_g5Tb_Eio&feature=youtu.be
No comments:
Post a Comment