Saturday 20 September 2014

Dubrovnik–Croácia–Dia I

A viagem de ônibus até Dubrovnik foi meio frustrante, pois além de termos começado o dia muito cedo, havia bastante gente no ônibus e algumas pessoas tiveram que ficar em pé por parte do tempo. O ônibus entrou numa car ferry e cruzou o mar até o continente, e lá trocamos pra um ônibus com mais assentos, mas mais velho e sem banheiro. O motorista só sabia umas 3 palavras em inglês, portanto impossível se comunicar e perguntar o que estava acontecendo quando ficamos cerca de 15 minutos parados por nenhum motivo aparente.
A estrada que vai até Dubrovnik é pela costa e tem vistas lindíssimas. Com certeza voltarei praquela área pra alugar um carro e conhecer Montenegro, Bósnia e Sérvia!
O ônibus nos deixou no principal terminal de ônibus de Dubrovnik, que fica também ao lado do porto, onde vimos navios de turismo gigantescos! Tivemos que esperar cerca de meia-hora pelo ônibus que nos levaria até o nosso hotel, que ficava na área de Lapad. Quando estava pesquisando hotéis pra viagem o preço dos hotéis na parte antiga da cidade estavam muito caros pelo que ofereciam e resolvi ficar num lugar perto de uma das praias, que chama-se Lapad.
Assim que descemos do ônibus pra procurar o nosso hotel caiu a maior chuvarada! Choveu tanto que as pessoas todas tiveram que se abrigar embaixo de alguma coisa pois parecia que o mundo ia acabar. Esperamos a chuva parar um pouco pra tentar achar nosso hotel, o que felizmente não demorou. Já eram meio-dia e enquanto esperávamos nosso quarto ficar pronto eu almocei alguma coisa no restaurante do hotel, enquanto a chuva ainda caía. Depois de instalados nos arrumamos com o que mais tínhamos de roupa a prova de água (quase nada) e fomos até a parte antiga da cidade.
A chuva maldita continuava (dá pra perceber que eu detesto chuva??) e quando chegamos no old town havia uma multidão de pessoas e guarda-chuvas, o que tornava difícil caminhar, de tanta gente. Entramos num monastério franciscano pra fugir da chuva e depois de pagar um preço exorbitante vimos alguns objetos antigos e a segunda farmácia mais antiga da Europa, ainda em funcionamento, mas obviamente renovada. Foi o único prédio que pagamos pra entrar no old town, pois achamos os preços muito caros e o nosso interesse era ver a arquitetura dos prédios por fora, e não por dentro.
Cidade de Dubrovnik
 
Quando saímos a chuva havia passado, e fizemos uma das 3 caminhadas sugeridas no mapa da cidade fornecido pelo nosso hotel. A caminhada passa pelas principais atrações do old town e nos mostrou que a cidade de Dubrovnik é realmente linda. A cada esquina que dobrávamos víamos um prédio antigo, cada um mais interessante que o outro. Me lembrou a cidade de Veneza, mas é mais compacta. Ficamos umas duas horas caminhando pela cidade e batendo fotos, tentando achar um ângulo pra não aparecerem dezenas de pessoas junto na foto, e nisso o tempo foi melhorando.
Passeando pelas ruas de Dubrovnik


Quando chegou no fim da tarde estava o maior sol e calor.
Resolvemos então caminhar pela muralha que circunda a cidade, que é uma das atrações turísticas mais cheias, e por isso recomendamos fazer o passeio ou de manhã cedo ou no fim da tarde. Esta é a melhor atração turística da cidade e a que mais recomendo que se visite.
Cidade de Dubrovnik vista da muralha

As vistas que se tem da cidade são maravilhosas e a caminhada pela muralha dura cerca de 1 hora, mas a cada momento a gente parava pra tirar várias fotos, pois a vista era mesmo de tirar o fôlego: os telhados das casas com as cúpolas das igrejas e o mar ao fundo. O fato de ter saído o sol relamente ajudou a deixar esta parte do passeio especial.
Retornamos para o hotel e depois de um banho jantamos num restaurante que o André havia lido boas recomendações, chamado Atlantic Kitchen, que ficava muito perto do nosso hotel, então super conveniente de chegar. A comida estava simplesmente deliciosa! Eu comi uma massa e o André uma salada de salmão e os ingredientes estavam frescos e tudo foi muito bom, tanto que combinamos de voltar no dia seguinte.
Uma vez bem alimentados voltamos pro hotel e fomos dormir logo depois das 9 da noite, de tão cansados que estávamos.

No comments: