Friday 19 September 2014

Korčula–Croácia

No dia seguinte depois do café da manhã fomos até o terminal e ferry pegar a balsa pra ilha de Korčula (Se fala Kôrtchula). Foram um pouco mais de 2 horas de viagem e uma vez lá fomos direto no centro de informação descobrir como fazer pra chegar no nosso hotel (que não ficava no centro da cidade, mas numa vila chamada Lumbarda) e como chegar a Dubrovnik no dia seguinte. Munidos de alguma informação deixamos nossa mala numa agência turística ali no centro (sem a menor segurança, qualquer um poderia chegar e levar a mala) e começamos a caminhar pelo centro histórico. Eu havia lido que Korčula é uma mini Dubrovnik com menos turistas. As ruazinhas estavam quietas e o centro antigo era charmosinho até, mas bem pequeno. Em menos de 30 minutos vimos tudo e resolvemos então parar pra almoçar. Não conseguimos achar o restaurante que havíamos pesquisado e acabamos nos sentando num logo na entrada do centro antigo (O restaurante chama-se Gradski Podrun). Havia música e cadeiras na sombra, e pedimos uma entrada de queijo e pratos de frutos do mar. Havia somente uma garçonete que não estava dando conta, e o resultado é que esperamos mais de meia-hora pela comida. Entretanto deve ter sido a melhor refeição que eu comi na viagem. Os peixes que vieram estavam frescos e deliciosos e os vegetais cozidos estavam bom também. Eu adorei o queijo de Pag (feito numa ilha Croata chamada Pag), deve ter quase nada de lactose-gordura. Pena que não achei pra comprar pra trazer pra Londres…
Cidadezinha de Korcula
Eu na entrada da cidade, do lado de fora
Andre na entrada da cidade, do lado de dentro
Eu e Andre passeando por Korcula
Melhor almoço da viagem
Andre num dos vinhedos em Lumbarda

Depois do almoço pegamos um táxi até a região de Lumbarda, onde nos hospedaríamos. O plano era pegar um ônibus, mas precisaríamos esperar 2 horas até o próximo. Na verdade ficamos num B&B. A dona foi muito gentil e nos deu dicas do que ver ali perto e nos deu idéias de como chegar a Dubrovnik no dia seguinte. Fomos caminhando pra umas praias que ela falou que era muito bonita, e que eu havia lido que eram as melhores praias de areia da ilha. O bom foi ter caminhado pelos vinhedos, pois a região de Lumbarda é produtora de vinho, mas as praias em si não eram nada demais. Era praia pra alemão, pois alemão que gosta de qualquer faixa ridícula de areia e chama de praia, mas pra quem cresceu numa ilha num país tropical, minha idéia de praia com areia é bem diferente. Nem ficamos muito ali, mesmo porque o tempo não estava convidativo. Não choveu, mas estava ventando bastante e muitas nuvens no céu. Voltamos pro nosso B&B e resolvemos jantar lá mesmo. Eu comi uma sopa de peixe e uma salada e o André comeu uns camarôes. Estava tudo muito gostoso, e nos deram um copinho de um tipo de cachaça feito ali, que era super forte, mas bem boa.
Mais vinhedos durante nossa caminhada pelo campo
Cheers! Eu experimentando o drink local
Adeus Korcula!

Não demoramos a ir dormir, pois no dia seguinte a viagem a Dubrovnik começou às 6:15 da manhã… Madrugamos…
Sinceramente, o melhor teria sido ter ido direto pra Dubrovnik no dia anterior, no ônibus que sai de Korčula às 3:45 da tarde, pois não achamos que valeu a pena ter ido pra Lumbarda. Eu não recomendo. O centrinho de Korčula é bonitinho, mas se o tempo for curto recomendo ir direto a Dubrovnik.