Tuesday 9 September 2014

Split–Croácia

Finalmente depois de 6 anos na Europa visitei a Croácia. Quando eu cheguei em Londres em 2008 fiz uma lista dos países que eu queria visitar, e a Croácia era um deles.

Voamos para a cidade de Split. Devido a atrasos em Gatwick (novidade) chegamos no hotel em Split já perto da 11 da noite. Nosso hotel chamava-se B&B Kastel e era super bem localizado, bem na cidade antiga, o que significa que era perto de todas as atrações turísticas e restaurantes. Já era bem tarde e quase tudo estava fechado, mas achamos uma pizza joint ali perto do hotel e comemos cada um uma fatia de pizza, bem ruim por sinal. Fomos dormir pra logo começar a explorar a cidade de manhã cedo.

ViewHotel

Vista da janela do nosso quarto

A principal atração turística é o Diocletian Palace, que trata-se de uma área da cidade antiga circundada por um muro. Ali dentro caminha-se pelas ruazinhas estreitas e vê-se construções super antigas, includindo palácios de famílias importantes de muito tempo atrás, capelas, a catedral de Saint Domnius, entre outras coisas.

Como sempre nós tínhamos o guia do lonely planet que peguei na biblioteca aqui em Londres, e um mapa pego na recepção do hotel, e munidos disso decidimos um roteiro de visita, que começou pelo Golden Gate e foi descendo até o Bronze Gate. O Diocletian Palace possui 4 portões (o de Silver e o de Iron além dos que eu já mencionei) e entre eles são um labirinto de ruazinhas estreitas e charmosas como nas cidades antigas aqui da Europa.

 

Split1
Um dos palácios em Split
Lindas flores
André batendo foto com a torre da catedral atrás

Tinha bastante turistas pelas ruas principais, e o fato de estarem filmando o tal Game of Thrones ali fez com que tivesse bastante gente na praça principal do lado da catedral. Nunca vi esse programa, mas se um dia eu vir vou reconhecer os lugares que eu visitei.

DSC08432

Praça principal de Split com as pessoas tentando acompanhar as filmagens

Logo fora da muralha do Diocletian Palace vimos um mercado de rua vendendo verduras, vegetais e frutas, tudo bem fresco. Havia lido que na Croácia fresh produce é super comum e é quase tudo orgânico, o que faz a comida ser bem gostosa.

DSC08438

André com seu chapéu novo no mercado em Split

Falando em comida almoçamos num restaurante bem recomendado no trip advisor e lonely planet, mas como sempre tudo o que fica famoso perde o charme e a qualidade, e a comida não estava nada demais. Depos do almoço fomos pro hotel descansar e mais tarde, como estava bem calor resolvemos ir pra praia.

Uns 2 km do old town fica a praia de Bacvice, que era a de mais fácil acesso. A faixa de areia é pequena (dizem que no verão fica lotada), mas tem também uma parte de concreto onde as pessoas extendem suas toalhas e ficam pegando sol na beira do mar. Nos sentamos ali e eu resolvi entrar no mar pra caminhar. A água é bem rasinha por vários metros antes de começar a afundar e eu fiquei caminhando na água refrescante vendo as pessoas jogar Picigin, um esporte típico da Croácia, jogado dentro do mar com uma bolinha pequena.

Split2

Cidade de Split vista de longe
Eu com a praia de Bacvic ao fundo
Um dos portões do Diocletian palace visto de noite

Depois de termos pegado bastante sol voltamos pro hotel pra um banho e saímos pra tomar um vinho e jantar. Não conseguimos achar o lugar onde havíamos planejado ir, deve ter fechado, então acabamos indo numa pizzaria.

20140909_190842

Sentados na rua de noitinha, aproveitando o clima ameno

Depois da janta voltamos pro hotel passando pelas ruas cheias de lojas, restaurantes e pessoas aproveitando o clima ameno do mediterrâneo.

 


http://www.youtube.com/watch?v=J7W0bxkmDkk&feature=youtube_gdata

No comments: