Monday 29 September 2014

Highgate Cemetery

Um desses dias que o André esteve me visitando em Londres resolvemos fazer um passeio que estávamos pra fazer há tempo e nunca havíamos ido. Pra começo de conversa nunca passeamos pelo norte de Londres e eu havia ouvido falar de lugares interessantes lá, e como Highgate fica por aqueles lados nós visitamos o cemitério e Hampstead.
Era um dia de sol bem bonito de temperatura agradável e isso deixou o passeio mais interessante com certeza. Pra se visitar este cemitério deve-se marcar horário pela internet com antecedência, a não ser que a visita seja num fim de semana. Neste caso tem que ir pra lá e entrar na fila pra comprar o ingresso pra próxima tour com ingresso disponível.
O cemitério é composto de duas partes, a parte leste e a parte oeste. A parte leste é que precisa de ingresso pro tour (a única forma de visitar esta parte é comprando este tour, que nos custou 12 libras por pessoa), e é a parte mais interessante do passeio, portanto vou relatar esta primeiro.
Este cemitério foi construído na era vitoriana e ficou abandonado por muitos anos. Sofreu com vandalismo, roubo e a vegetação tomou conta do cemitério. Hoje em dia o cemitério é mantido pelos ingressos do tour e por voluntários, e é também um cemitério em operação, o que significa que pessoas ainda são enterradas lá, mas em túmulos menos imponentes do que as antigas que fazem o passeio valer a pena. Como era o caso antigamente, hoje em dia somente os ricos conseguiam pagar pra ser enterrados lá, pois custa um mínimo de 10 mil libras para tal (a guia não quis me dar um valor, só falou que era de 5 dígitos).
A vegetação que cobre a maior parte do cemitério deixa o lugar sombrio e mais em consequencia também mais interessante. A guia foi explicando a história de pessoas interessantes que estão enterradas lá (não são famosas), ou às vezes a pessoa nem foi interessante, mas a sua túmulo é interessante ou porque tem um formato único ou alguma estátua ou até mesmo sua própria capela, como é o caso de algumas famílias que até pagaram um pintor pra decorar o teto da capela onde uma menininha muito jovem morreu de alguma doença.



Árvore na ilha elevada
Vegetação selvagem cobrindo boa parte do cemitério
André na frente do corredor egípcio

 
Eu gostei de uma parte onde tem uma árvore muito grande no meio de um tipo de ilha. Essa árvore fica bem em cima dessa ilha, que é cercada não por água, mas por capelas funerárias.
Infelizmente meus dotes literários me impedem de descrever o lugar merecidamente, então espero que algumas das fotos ajude quem está lendo a ter uma idéia da atmosfera do lugar.
Depois de terminado o tour, que dura cerca de 50 minutos, nós fomos visitar o lado oeste do cemitério. O ingresso pra este lado custa 4 libras e está incluso no ticket to lado leste. Este lado não é tão interessante, mas também vale a pena dar uma chegada.
É um parque bem grande, também tomado por vegetação, mas sem a sensação lúgubre, sombria e misteriosa do outro lado. Acho que a coisa mais famosa deste lado é o túmulo de Karl Marx. Mas quem conhece personalidades inglesas vai reconhecer outras, como o pai da Virginia Woolf. Por ser outono muitas plantas estavam começando a mudar de cor e isso deixou o cemitério charmoso em alguns lugares.
blog1
Alguns túmulos interessantes do lado oeste
Túmulo de Karl Marx
Cores de outono enfeitando o cemitério
Eu no passeio

Depois desta visita ao cemitério nós caminhamos até o bairro de Hamstead, um bairro onde moram celebridades e pessoas de bastante dinheiro. Almoçamos num pub e fomos caminhando até o parque de Hamstead Heath. No caminho passamos pela casa do famoso escritor Keaths, que é também um museu mas não chegamos a entrar. Esse parque é bem grande e tem algunas laguinhos. Inclusive tem um que dá pra nadar durante os dias de muito calor.
20140928_150849
Hampstead Heath
Eu adoro caminhar pelos parques de Londres, então apesar de já estar cansada de tanto caminhar não desanimei e conseguir subir até Parliament Hill e ver Londres de longe.
Foi um passeio bem legal e eu recomendo que as pessoas visitem este lado da cidade, principalmente o cemitério de Highgate.

No comments: