Wednesday 10 September 2014

Hvar–Croácia

No dia seguinte acordamos cedo e fomos pegar a ferry que nos levaria até a ilha de Hvar. Seguimos o conselho que lemos na internet e chegamos uma hora antes da ferry sair, com a diferença que havíamos comprado os tickets no dia anterior. Fomos os primeiros a chegar, e tirando os ingleses o resto do mundo não sabe fazer fila, então ficou todo mundo amontoado esperando o embarque. Mesmo assim conseguimos assento na janela, e depois de 2 horas de viagem vimos a ilha de Hvar aparecer aos poucos na janela. O dia estava lindo e a chegada nos deu vistas muito bonitas.
A Ilha de Hvar é muito famosa no verão por ter muitas festas e iates. Como já era fim do verão não havia mais tanta festa ou tanto turista, mas ainda sim o suficiente pra ter restaurantes e lojas abertos, sem muita multidão.
Eu marquei pra gente um aparthotel que ficava cerca de 15 minutos de caminhada do centrinho de Hvar passando pela orla, então uma caminhada muito agradável. O André que levou a mala pesada, coitado, e ainda teve que levar até o terceiro andar pela escada pro noss quarto. Ainda bem que ele é grande e forte hehehe
O apartamento que eu marquei tinha 2 quartos de casal, 2 banheiros, uma cozinha e tinha ainda uma sacadinha, muito bom pra quem tem família. Foi bom termos aquele espaço todo (marquei numa promoção e era o único quarto que havia sobrado. Era mais barato que um quarto individual). Largamos as malas, nos trocamos e fomos direto pra uma prainha perto do hotel. A faixa de “areia” era minúscula e mesmo assim haviam 3 espreguiçadeiras ocupando 90% do espaço, então sobrava um espaço minúsculo pra quem queria extender sua toalha ou canga. Em Floripa reclamam que os beach clubs de jurerê ocupam espaço na praia (que é gigante comparada com aquela) enquanto que ali beira ao absurdo.
Na real eles aproveitam cada espaço do lado do mar pra pôr cadeiras de praia, até em cima de pedras, inclusive muitas vezes as cadeiras ficam tortas em cima da pedra e o pessoal ainda paga uma fortuna pra usar 2 cadeiras e um guarda-sol.

Eu na pracinha principal de Hvar, logo na chegada
André no mar gelado
E depois se esquentando no sol
Eu no almoço

Resolvemos mudar de praia e fomos na frente de uma com um faixa de pedra maior, bem na frente de um hotel grande e chique. Tinha várias pessoas nadando e o André foi nadar. Eu resolvi entrar, mas não consegui passar de água na canela de tão fria! Em Split eu acabei comprando um sapato de entrar no mar. Isso é muito comum aqui na Europa, pois as praias do mediterrâneo são na sua grande maioria cheia de rochas e pedras e isso machuca o pé. Por isso resolvi comprar o tal sapato, que nem era caro, cerca de 5 libras, e fiquei usando o tal sapato a viagem inteira sempre que entrava no mar, e realmente ajuda bastante.
Ficamos um bom tempo naquela prainha e resolvemos almoçar num restaurante ali na beira do mar mesmo, que era super agradável com mesas e cadeiras embaixo de árvores grandes que deixavam o ar fresco. Eu comi uma pizza e ficamos um tempão ali sentados conversando e aproveitando o lugar e o clima e a companhia um do outro.
Caminhamos então pelas redondezas vendo outras praias da área e fomos até o centro de Hvar. O centro é bem bonitinho e pequeno. Tem uma praça com restaurantes e uma igreja e várias ruazinhas.
Hvar2
Eu numa das praias de Hvar
Cadeiras de praia em cima de rochas
André na frente do porto
Centrinho de Hvar

Subimos então até a fortaleza, que são cerca de 20 minutos de caminhada inclinada, mas sem dificuldade para nós. Pelo caminho conseguíamos ver a cidade e o porto de Hvar. Uma vez lá em cima a vista era ainda mais bonita e com o sol brilhando nos sentamos num banco e ficamos admirando a vista e batendo fotos. A fortaleza em si é bem interessante e bonita. Exploramos um pouco e começamos a descer o morro novamente, até chegar na praça principal, onde nos sentamos num restaurante turístico e eu jantei um macarrão com frutos do mar que não estava muito bom.

Eu na subida pra fortaleza
Vista da cidade de Hvar na subida
André descansando e aproveitando a vista
Vista uma vez na fortaleza

Voltamos pro hotel pra descansar e mais tarde nos arrumamos pra ir num beach bar ali perto do hotel. Havia um cerca de 10 minutos de caminhada bem na beira do mar. Tinha DJ tocando e bastante gente, e muita gente bêbada. Tomamos um drink e não muito tempo depois a música parou e o bar começou a fechar. Perguntamos por que tão cedo (era 11 da noite) e nos falaram que fora da temporada de verão eles têm que fechar naquele horário. Esse foi o fim do nosso primeiro dia em Hvar.
Nosso segundo dia em Hvar foi absolutamente horrível por causa do tempo. Saímos de manhã pra comprar ingressos pra ferry do dia seguinte e logo começou a cair a maior tempestade. Nosso plano era de pegar um barco pra visitar as ilhas de Vis e Bol, mas isso não aconteceu. Ficamos um tempo sentados nos protegendo da chuva que não passava. Tivemos que voltar pro hotel embaixo da chuva e chegamos lá completamente encharcados. Só saímos pra ir no super mercado perto do hotel comprar coisas pra fazer almoço e janta. Nunca vi uma chuva tão forte e persistente como aquela, absolutamente abominável. Eu odeio chuva!!!!! Havíamos pensado em alugar um carro pra ver o resto da ilha (existem outras vilas e cidadezinhas lá), mas a chuva estava tão forte e persistente que resolvemos não fazer isso.
Ficamos no hotel vendo filmes e comendo e bebendo vinho.