Sunday 29 May 2016

O fim da Europa - visitando o extremo sudoeste de Portugal

Eu havia visto na internet que a praia mais bonita de todas por esta área chama-se Praia Dona Ana, portanto claro que a incluí no nosso roteiro de lugares pra visitar. Hoje depois do pequeno almoço (que é como se diz café da manhã aqui em Portugal) nos pusemos a caminho desta praia, cerca de 40 minutos de Portimão. O estacionamento fica exatamente na frente escada que dá pra praia. O tempo estava um pouco nublado, e acho que foi a falta de sol junto com o fato de ser uma praia de fácil acesso que não me impressionou. Sim, a praia tem daquelas formações bonitas, mas eu pessoalmente não achei a praia mais bonita, mas nem de longe, se comparada com a Praia da Marinha e a Praia do Camilo, que foi a próxima que visitamos. Até ficamos um pouco por ali vendo a vista e esperando o sol passar pelas nuvens pra dar à água uma cor azul esverdeado, que ajudou a praia a subir no meu conceito de beleza, mas mesmo assim não entrou na lista de campeãs.
Fomos então até a praia do Camilo, cerca de 2 minutos de carro. Esta praia já nos causou uma impressão melhor por ser menos afetada pelos humanos e seu comércio. Estacionamos na beira da estrada e a escada que dá pra praia fica no meio de um morro. Descemos até a praia, que é curta tanto de extensão quanto de profundidade, mas tem umas formações de rocha bem bonitas. Tinha um número considerável de pessoas na praia, e depois de caminhar por ali um pouco e bater umas fotos subimos novamente pelas escadas e íamos voltar pro carro, quando resolvemos ver um ponto de vista na frente do estacionamento. Dali vimos que havia uma trilha que passava pelo meio do mato num dos morros, indo em zig-zag até uma ponta de uma daquelas formações rochosas. Não deu outra, seguimos pela trilha. Foi a melhor coisa que fizemos, pois pra ter vista bonita tem que se meter nesses cantos mesmo. A vista de cima de uma daquelas formações rochosas era linda! Eu achei a praia do Camilo bem mais bonita que a praia Dona Ana, mas é minha opinião pessoal.

Em cima, direita: Praia Dona Ana
Em cima, esq: Praia do Camilo
Abaixo esq: Ponta da Piedade
Abaixo esq: Passeio de barco


Voltamos pro carro e nos dirigimos até a Ponta da Piedade, que é também super perto, dá pra ir caminhando de uma pra praia pra outra pela estrada. Desta vez nem pensamos duas vezes e já fomos procurando trilhas pras pedras mais altas. Novamente a melhor vista é de cima da pedra mais alta e de mais difícil acesso. Eu até fiquei com um pouco de medo de cair do penhasco, ainda bem que não estava ventando muito. Tem umas gartantas muito exóticas que dá pra ver bem ali de cima. Depois de várias fotos e de fazer filme (no filme dá pra ver que eu tava com medo de estar ali em cima) descemos até a perto do mar pra fazer um passeio de barco pelas grutas.
O passeio furou meia-hora, custou 15 euros e eu achei que valeu a pena. Passa por umas grutas e vai até a praia do Camilo, enqunto o barqueiro vai contando histórias dos lugares por onde passamos. Ele inclusive sugeriu que visitássemos Sagres, o extremo sudoeste de Portugal, cerca de 30min de carro dali. Já que havíamos visto tudo o que havíamos planejado ver, e como provavelmente não voltaremos pra esses lados, resolvemos ir até lá. Paramos pra almoçar num restaurante perto do Forte de Sagres chamado A Sagres, e a comida caseira era deliciosa! Pedimos salada de sardinha e um peixe grelhado. Comemos tudo!
Resolvemos não entrar no forte, mas ir direto ao Cabo de São Vicente, onde tem o farol. É uma parte bem turística, pois é de fácil acesso de carro Por isso tem vários ônibus de turistas com pessoas de mais idade e famílias com crianças pequenas. Vimos a paisagem perto do farol, formada de penhascoas mas sem as formações rochosas. É bonita, mas na minha opinião não tão impressionante quanto a das praias, mas acho que vale a pena uma visita.

Farol no Cabo de São Vicente
Paisagem no Cabo de São Vicente
André caminhando pela Praia da Rocha
Eu feliz de estar na praia

Saimos de lá era perto de 4 da tarde e voltamos a Portimão, onde resolvemos caminhar na praia pra aproveitar o resto do sol hoje. Agora estamos no hotel tomando vinho português e comendo pão com sardinha, acho que a melhor que já comi. Inclusive já compramos patê de sardinha pra levar de volta pra Londres, mas vou voltar no super mercado e comprar dessa sardinha, que mesmo enlatada é melhor que qualquer outra que eu já tenha comido.

No comments: