Friday 26 August 2016

Sicília - Praia, Noto e Ragusa Ibla

No dia seguinte acordamos cedo pra ir à praia. Eu havia pesquisado algumas praias por ali e vi que a praia de Fontane Bianche era bem bonita e de fácil acesso, então resolvemos ir nessa. Estacionamos o carro num estacionamento pago, o primeiro da praia, que custou 8 euros. Paguei com uma nota de 20 euros e de troco recebi 3 euros. Eu havia lido sobre essa "técnica" que alguns sicilianos usam pra tentar enganar as pessoas, pois tem gente que vai embora sem pegar o resto do dinheiro devido. É claro que reclamei e o cara se fez todo arrependido, pedindo desculpa e fingindo que foi sem querer. Sei...
Entramos numa das praias particulares ali chamada Sayonara. Como na maior parte das praias do Mediterrâneo, infelizmente a maior parte dessa praia era particular e precisa-se pagarpra usar. O preço inclui cadeira e guarda-sol, tem banheiro, chuveiro, restaurante e tudo o mais, entretando não é tão legal quando pode ficar na praia livre.
Eu resolvi caminhar pela praia (essa praia era de areia) e fui até o lado oposto de onde estávamos, que descobri ser a parte "livre" da praia, onde qualquer um pode ir sem precisar pagar. Lá estava bem mais agrádavel. Não havia mais espaço na areia, pois o espaco era bem pequeno e estava todo ocupado, entretando haviam bem menos pessoas, o mar estava mais limpo e havia menos vendo e menos ondas. Realmente escolhemos o lado errado da praia pra ficar... Eu entrei na água lá e fiquei um tempão nadando na água cristalina, que estava ótima.
Depois voltei pra onde estávamos instalados e fiquei lendo um livro, só que ter muitas pessoas ao redor é um saco, pois sempre tem gente que vai incomodar. Tinha um cara fumando do meu lado, e atrás da gente tinha 2 familias com criancas pequenas, que ficavam brigando por causa dos brinquedos que uma queria brincar e a outra não queria deixar, aí uma delas nao parava de chorar. Criança chorando é um saco, detesto! Foi bom conhecer a praia, mas pra descansar definitivamente não é o melhor lugar.
A uma da tarde, tomei uma chuveirada rápida e de lá fomos ateh a cidade de Noto. A atraçao consiste em uma rua principal, onde existem prédios históricos e até de certa forma imponentes. Subimos até a torre de um campanile e de lá a vista praquela rua principal era bem bonita. Meu almoço (às 5 da tarde), foi um arancini, que é igual a uma coxinha por fora, mas por dentro tem arroz e algum recheio: carne, queijo, espinafre são alguns sabores.


Praia de Fontane Bianche
Cidadezinha de Noto
No Campanile de Noto
Eu com a linda cidade de Ragusa Ibla ao fundo

Não ficamos muito tempo nessa cidade, logo fomos até a vila de Ragusa Ibla, que foi a minha preferida na viagem inteira. É uma daquelas cidadezinhas super antigas com ruelas estreitas e casas bem charmosas, onde cada canto tem uma surpresa. Subimos até um lugar mais elevado, de onde se tem vista pra cidade toda de Ragusa Ibla e ficamos batendo fotos e admirando a paisagem.
Depois caminhamos pela cidadezinha inteira, passando por igrejinhas, capelas e piazzas, e fomos até o outro lado de Ragusa Ibla, onde tem um jardim. A essa hora comecou a escurecer e jantamos num restaurante delicioso chamado Trattoria da Nino, onde tivemos atendimento personalisado. O couvert teve um pão italiano quentinho, que comemos com azeite, orégano organico e sal. Eu nao sou fã de oregano e tive que me obrigar a parar de comer senão não ia sobrar lugar pro prato principal.
Eu pedi uma massa com frutos do mar novamente, que estava deliciosa. Só um pouco salgada pro meu gosto, mas pra maioria das pessoas ia estar perfeita assim, pois eu estou acostumada a comer com bem pouco sal.
Acabamos a janta já era noite, e na caminhada até o carro parecia que estávamos num filme, caminhando pelas ruazinhas desertas, tudo silencioso e misterioso.

Vídeo dos primeiros dias: https://www.youtube.com/watch?v=i_MJZLSQ7rk

Comida deliciosa no Retauranta da Nino, em Ragusa Ibla

No comments: