Saturday 27 August 2016

Sicília - Taormina

Eu havia planejado visitar o parque arqueológico de Siracusa, que é uma das atrações da cidade e ficava exatamente na frente do nosso hotel. Inclusive o maior anfiteatro da Sicília fica lá. Soh que resolvemos não fazer isso e ir direto pra Taormina, pois lá tb tem um anfiteatro. Não queriamos dar uma de Jinny (uma amiga minha que quando viaja precisa ver absolutamente TUDO o que tem na lista de coisas pra fazer, ela não descansa em nenhuma viagem).
A viagem até Taormina foi curta, pouco mais de uma hora, e infelizmente não deu pra fazer check-in no hotel quando chegamos, mas acho que foi melhor assim, pois resolvemos ir logo pra Taormina, que fica em cima de um morro e tem vistas espetaculares pro mar. Deixamos o carro num estacionamento grande que tem perto da Porta Catania e fomos seguindo devagar pela rua principal da cidade até o outro lado, onde tem a Porta Messina. As duas portas são a entrada pra parte antiga da cidade.
Almocei uma salada e um arancini num restaurante na piazza do Duomo (o arancini não era tão bom quanto o de Noto, e custou 4 vezes mais! Em Noto custou 2 euros e lá 8! Taormina é uma cidade super turística e por isso os preços são exorbitantes comparados com o resto da Sicília, mas nada demais comparado a Londres). De lá cruzamos a cidade até chegar no Teatro Grego (o tal anfiteatro famoso). Preciso dizer que fiquei meio decepcionada, pois não é muito grande, não é muito impressionante, e apesar da vista de lá ser muito bonita, estava cheio de tendas e equipamentos pra um show, o que não deu aquela ideia de ser antigo e preservado daquela forma. De repente deveria ter dado uma de Jinny e visto o de Siracusa...
Depois visitamos o jardim público da cidade, um espaço bem legal pra descansar e pegar uma sombra. O jardim tem bastante árvores, plantas e umas construções meio diferentes. Foi feito por uma inglesa que se mudou pra Taormina e por lá ficou. Dizem que ela foi expulsa daqui da Inglaterra porque teve um caso com o futuro rei. Ela era uma mulher muito rica, dona de muitas terras na Sicília. Como ela não precisava ralar de um dia pro outro como o resto dos mortais, ficava gastando dinheiro desenhando jardim e casinhas estranhas no jardim pros pássaros dela, tomando chá das 5, essas coisas que rico de verdade faz.
Descansamos num banco na sombra de uma árvore pos uns 10 minutos e resolvemos subir o morro que vai dar no Castelo Saraceno, atrás da cidade. Foram 20 minutos de subida em degraus que não eram difíceis se comparados com a subida do morro que fizemos em Kotor (Montenegro) no ano passado. Lá em cima paramos na igrejinha Madonna della Rocca, que eu achei espetacular. Ela não tem nada demais por fora, é uma capela, mas a achei muito charmosa por dentro, com teto de pedra e pinturas na parede, uma estátua de Maria com menino Jesus no colo. Achei uma igrejinha feminina, acho que por isso que gostei tando. Além disso, estava sendo enfeitada pra um casamento, então tinha bastante flores. Inclusive fiz uma brincadeira sobre essa igreja no video hehehe
A vista de lá de cima era linda, e com o sol batendo no mar não dava vontade de sair dali. Estava mais um dia bastante quente e no caminho foi bom que tinha árvores pra não deixar que ficasse muito calor na subida ou descida. De janta passamos numa salumeria e compramos um sanduíche feito na hora com queijo e affettatti  a nossa escolha (aquelas carnes frias: salame, presunto, essas coisas), que levamos pro hotel.
O nosso quarto tinha uma sacadinha pro mar, com uma mesa e duas cadeiras (tipo a que eu queria ter comprado na costa amalfitana, se eu tivesse casa e sacada/jardim pra colocar). Jantamos o sanduiche delicioso com um pouco de vinho, admirando a vista. Foi uma excelente maneira de terminar o dia.

Cidade de Taormina vista da subida do Monte Tauro
André na subida do monte
Igrejinha de Santa Madonna Della Rocca
Vinho na sacada do quarto, pra teriminar o dia