Thursday 17 August 2017

Cidadania Britânica - Uma conquista

Já deve ter dado pra ver que eu me identifico muito com a Inglaterra (Grã Bretanha no geral, considerando que a Escócia ainda é parte. Vai saber o que vai acontecer no futuro).
Fiquei muito, mas muito triste e decepcionada quando a maioria burra votou pro Reino Unido (UK) sair da União Européia. O futuro ficou incerto para muitos, principalmente para os cidadãos europeus que moram no UK. Tem gente que mora lá faz mais de 20 anos, que tem inclusive netos lá, com passaporte europeu, emprego, pagando imposto pra caramba, e um futuro incento. Ninguém sabe o que vai acontecer. Vão mandar todos embora? Como vão fazer isso? O que vai acontecer com os cidadãos ingleses que moram na Europa? A maioria são aposentados, que recebem aposentadoria e tratamento de saúde de graça no país europeu onde moram. Vão ser despachados de volta pro UK?
Existem centenas de argumentos de ambos os lados, mas de tudo o que eu li, eu considero uma decisão burra por diversos motivos. Se um dia eu tiver paciência eu escrevo a respeito.
Estavam falando que cidadãos europeus com mais de 5 anos de residência, que satisfizessem certos critérios, poderiam ficar no UK sem se preocupar.
Para garantir meus direitos (o que aconteceria com a seguridade social que paguei esses anos todos, perderia tudo??), em Dezembro de 2016 eu resolvi aplicar pro Permanent Residence Card, um cartão que prova que o cidadão Europeu está legalmente no UK há pelos menos 5 anos. Cidadãos de outros lugares aplicam para o IRL (Indefinite Leave to Remains), que é equivalente ao PR Card.
Fiquei 2 fins de semana juntando a documentação necessária. Precisei provar que eu tinha 5 anos de residência no UK e pra isso precisei mandar prova de que tinha emprego, prova de que paguei imposto, prova de que tinha moradia, prova de que acessava o seguro saúde, pagava contas etc etc ao longo de pelo menos 5 anos. Tinha um limite máximo do número de dias que poderia ter ficado fora do UK nestes anos, e tive que listar cada vez que entrei e saí do UK neste tempo. Este blog me ajudou muito, pois senão teria sido impossível listar todas as viagens que eu fiz pra fora só me baseando na minha memória.
Preechi um formulário de 85 páginas, paguei uma taxa de 65 libras e metade de Dezembro mandei tudo pro Home Office, órgão do governo responsável por processar este tipo de pedido. Eu não sabia se iriam provar ou não, mas no final de fevereiro chegou o Permanent Residence Card lá em casa. Fiquei super feliz, mas não ainda 100% satisfeita. Como garantir que não iriam mudar de idéia sobre os direitos de cidadãos europeus depois de Brexit? O governo estava falando que todos os 3 milhões de cidadãos europeus terão que aplicar pra um outro tipo de cartão, por um processo "mais fácil", inclusive os que já haviam adquirido este PR Card. Absolutamente ridículo ter que se submeter a isso de novo.
Eu não quis arriscar e assim que vi o meu PR eu comecei o processo de aplicar pra cidadania britânica no critério de estar morando no país pelos últimos 5 anos. Existem vários critérios a serem satisfeitos, mas um dos mais importantes é que a pessoa precisa ter o PR card por pelo menos 1 ano. Como meu período de qualificação pro PR Card foi de 2008 a 2013, o critério de ter o PR por pelo menos 1 ano foi satisfeito (pra quem qualificou só em 2017 terá que esperar 1 ano até aplicar pra cidadania).
Tive então que estudar um livro sobre a história do UK, de 180 páginas, e fazer uma prova chamada Life in the UK Test. Aprendi muita coisa legal e interessante sobre o UK, mas tive que decorar muito detalhe irrelevante. Parece que a maioria dos britânicos não passaria em tal prova. Eu ia pro trabalho e perguntava alguma das coisas do livro pros meus colegas britânicos e muitos deles não sabiam a resposta. Estudei bastante e acertei todas as perguntas da prova.
Depois fiz uma prova pra provar que tenho um certo nível de inglês. Tirei a nota máxima possível pro nível requerido para a cidadania, pois meu inglês é excelente.
O próximo passo foi, de novo, juntar documentação que eu estava empregada e morando no UK nos últimos 5 anos, com regras similares pra aplicacão do PR.
Em março, enviei toda a documentação e paguei 1500 libras no total, contanto tudo. As pessoas que eu conheço que haviam aplicado ano passado receberam resposta em até 6 semanas. Eu fui acompanhando o processo pela internet (https://www.immigrationboards.com/. Neste site as pessoas colocam as timelines dos seus processos, então dá pra ter uma idéia de quanto tempo demora), e acabou que todo mundo que aplicou em março sofreu com demora. O tempo de processamento aumentou pra 4 meses de espera!
Mas finalmente, em julho, a carta do Home Office chegou e meu pedido foi aprovado!!!
No dia 17 de Agosto realizei o último passo para completar o processo pra me tornar cidadã britânica: eu participei da cerimônia de cidadania no council de Lewisham (onde estou morando).
Cheguei no council logo depois das 10 da manhã e fui na fila pra me registrar. Tinha café, chá e biscoitos disponíveis pra quem quisesse. Ás 11 da manhã começou a cerimônia no auditório do council, onde o host ia seguindo a agenda da cerimônia.
Agenda da cerimônia

Teve um discurso rápido desejando boas vindas aos novos cidadãos e falando sobre a área de Lewisham. Haviam cerca de 50 pessoas se tornando cidadãos britânicos na minha cerimônia. Em um certo ponto, nós nos levantamos e um por um falamos o seu nome em voz alta, para depois, todos em uníssono, repetirmos um juramento e uma afirmação de ser fiel a rainha do Reino Unido e seus sucessores, e também afirmamos em respeitar as leis e modo de vida daqui.

Feito isso, um por um foi chamado para receber seu certificado de cidadão britânico. A cerimônia toda durou 1 hora. Eu poderia ter levado 3 convidados, mas não havia ninguém pra ir me assistir...
Saí de lá felicíssima! Não posso estar mais feliz de ter me tornado cidadã de um país que eu gosto tanto e admiro. Minha vida pode até me levar pra outros lugares por um tempo no futuro, mas eu escolho fazer minha vida no Reino Unido pelo tempo máximo que eu conseguir. Adoro este lugar!

Meu certificado de cidadã britânica. Muito feliz!!


No comments: