Thursday 24 August 2017

Visita ao Palácio de Hampton Court

Num dia de sol agradável eu fui visitar o palácio de Hampton Court, algo que já fazia tempo que eu queria fazer. De Catford, onde estou morando, até lá demorou 2 horas, então minha visita só começou às 11 da manhã, apesar de eu ter saído de casa às 9. O ingresso é um preço meio salgado, mais de 20 libras, entretanto inclui entrada pro labirinto e pro “parque mágico”, este último somente interessante para crianças.
Este palácio é da época dos Tudors, antecessores de Henrique VIII, e inclusive conta a história de vida de Henrique VIII, de suas várias esposas, das circunstâncias que o levou a casar com cada uma, e de sua obsessão com ter pelo menos um filho homem. Tudo era pra manter a monarquia.
Foi bom eu ter estudado aquele livro de história do Reino Unido pra prova pra tirar cidadania britânica, pois muitos dos nomes e batalhas cuja história foi contada lá, às vezes em palavras, às vezes em pinturas, eu sabia do que se tratava.
Entrando no palácio
Fonte que antigamente jorrava vinho como forma de ostentação
Um dos pátios internos do palácio
Henrique VIII, provavelmente o habitante mais famoso do palácio

O palácio é bem grande, com várias áreas de interesse, e com o áudio guide a gente ia aprendendo sobre cada parte. Um dos pátios deste palácio tem uma fonte, que ao invés de água continha vinho (na época da corte, não mais
😊)A comida que era servida neste palácio naquele tempo era de tudo quanto é lugar da Europa e um dos motivos de tanta variedade era pra provar que a corte inglesa era capaz de oferecer bastante fartura. É possível visitar a cozinha do palácio e que tipo de comida era servida. Na época de Henrique VIII 80 % da comida era a base de carne. Existe também a sala onde os confeiteiros do rei (mais pra frente na história) faziam chocolate para os aristocratas beberem.
A sala de banquete real é impressionante, com teto bem elaborado e mesas longas, dando imagem de imponência e poder, justamente o que a Inglaterra queria passar para as outras nações (até hoje em dia eles são assim, pra ser bem sincera).
Visitei também os aposentos dos reis de diferentes épocas, incluindo a época de um dos Georges (por algum motivo a família real vive repetindo os nomes a cada geração, tanto que o filho do príncipe William é George, e a cada um eles aumentam o número romano depois do nome, então acaba sendo George the 3rd, ou James the 4th por exemplo). As pinturas nas paredes e no teto são impressionantes, mas o que eu mais gostei foram das tapeçarias. Eu adoro tapeçaria, e nunca vi tanta tapeçaria como estas: enormes (cobrindo paredes gigantes) e lindas, que requeriam muitas pessoas com diferentes especialidades pra trabalhar nelas.
Vidros decorados e paredes decoradas por todos os lugares

Tem uma capela interessante dentro do palácio, usada para missas ainda hoje em dia, mas o interessante é que a família real assistia a missa de uma capela elevada, que dava direto nos aposentos reais. Eles só desciam para a capela com os demais em celebrações tipo natal.
Depois de ver o palácio todo eu fui pros jardins, que são vários. Os mais bonitos estão na área do palácio onde precisa-se pagar pra entrar. Eu, pessoalmente, acho que os ingleses fazem jardins magníficos!
Na área de fora do palácio existem também vários jardins, que qualquer pessoa pode visitar sem pagar. Tem o jardim das rosas (que não estava tão bonito, mas tinha vista bonita pras chaminés do palácio na distância), tem a horta do palácio (que eles chama de jardim também), que foi criada por um dos reis pra cultivar o que seria consumido pela corte, e hoje em dia eles plantam vários tipos de vegetais que são vendidos em determinados dias de semana, tem um labirinto (que eu entrei e me arrependi, pois demorei um monte pra conseguir sair e fiquei agoniada), e outras áreas que estão mais pra parque do que pra jardim.

Jardins do palácio
Clock tower

Sentei-me num dos jardins com um sanduíche comprado no Priory Café, na sombra de uma árvore, aproveitando mais um dia de verão.

Como tudo em Londres, foi um passeio não só bonito, mas também educacional. 

https://youtu.be/CnCCFCMZl38

No comments: