Monday 28 August 2017

Passeio por Greenwich

Outro lugar que fazia tempo que eu não visitava era Greenwhich. Na real, acho que só estive lá uma ou duas vezes, e sempre a visita era muito corrida. Como sempre morei em West London, chegar lá demorava mais de 1 hora, e acabava com preguiça.
Da casa da Jinny até lá são cerca de 20 min de ônibus, e na segunda-feira de sol, último feriado antes do natal, eu resolvi ir lá novamente. Comecei meu passeio por um mercado vintage que tem perto da estação. Fiquei meio decepcionada, pois estava esperando algo tipo Mauerpark de Berlin, e o que encontrei foram poucos stands com poucas mercadorias.
Muito mais interessante é o mercado principal, com bastante loja legal, galerias com produtos de arte que até eu (uma pessoa que não sou de comprar essas coisas) achei legal. Vi quadros e desenhos muito legais, vi lembranças de Londres que são diferentes e bem acabadas (o contrário do que se encontra nas lojas de turistas no centro de Londres), e haviam vários stands de comida. Tinha inclusive uma de churros brasileiros, da qual passei longe (sou mais um sorvete).
Dali fui até o píer de Greenwhich, onde tem um barco bem grande que dá pra visitar, e vista pro Tâmisa. Dá pra ver de longe o O2, o lugar de shows e eventos onde assistimos Pearl Jam, Amy Schumer e nem lembro mais o que.
Ali do lado tem vários prédios imponentes e super antigos, como sempre com muita história. Eles começaram, se não me engano, lá por 1600, na época dos Tudors. Inclusive visitei o que sobrou de uma capela que havia sido construída no mesmo modelo da capela do palácio de Hampton Court (mas que agora não existe mais). Aquele complexo de prédios foi por um tempo uma escola naval, a melhor da Europa, onde gente do mundo inteiro ia treinar. Segundo a história que li, pessoas de visão convenceram a monarquia a equipar e treinar os professores com tudo o que havia de mais moderno na época. Por um tempo este lugar foi também um hospital e casa de repouso de veteranos de guerra que haviam perdido algum membro, e inclusive é possível ler sobre o dia-a-dia deles e ver como era equipado o quarto onde eles dormiam.
Depois dali fui até a Queen´s House, cuja entrada é de graça (não paguei pra entrar em nada neste dia) e fica bem na frente do parque de Greenwich. Hoje ela abriga uma coleção de arte com quadros e objetos relacionados a guerras navais e navegadores de destaque de antigamente.
Uma vez satisfeita com o que havia visto fui até o parque, que estava cheio, e procurei uma área mais alta onde me sentei pra comer minha maçã, enquanto admirava a vista pros prédios que eu havia visto, o Tâmisa e Canary Wharf ao fundo. Realmente um espetáculo de vista.

Vista de Greenwich
Eu e a Jinny no pub tomando Pims com lemonade
Fish and chips de janta

Subi até o observatório e visitei as salas que são gratuitas pra entrar, como a que tem uma coleção de um tipo de relógio que era usado pelos navegadores antigamente, e a sala com o telescópio, instrumento gigantesco que era usado pelos astrônomos pra observar o espaço. Não fazem muitos anos que o observatório principal mudou para Sussex, e quando um telescópio mais poderoso foi feito eles resolveram colocar este no museu para as pessoas admirarem o tamanho e potência de tal instrumento. As imagens que ele faz/fez da lua são impressionantes! Lá é bem onde passa o meridiano de Greenwhich, e dá pra bater foto pisando em cima da linha, mas resolvi não fazer isso.
Pra finalizar este dia, encontrei a Jinny num pub chamado The Mitre ali em Greenwhich, onde tomamos Pims com lemonade, e depois comi um fish n’ chips (pra balancear, meu almoço foi uma salada hehehe).
A noite estava muito agradável, sem vento e com temperatura amena, perfeito pra sentar em uma mesa no beergarden florido de um pub.


https://youtu.be/6Vt27TDKeHg

No comments: