Saturday 22 August 2009

Paris - Day 1

No ultimo fim de semana de agosto eu tirei sexta-feira de leave e fui pra Paris com a Jinny e a Kat. Fomos de Eurostar eu e a Jinny (já contei das
vantagens de ir de trem no post sobre a Bélgica), saindo de St. Pancras as 7:30 da manhã, chegando em Paris as 10:30 horário local. De estação de Gare
du Nord fomos direto pro hotel, que ficava em La Republique (não sei a escrita correta de absolutamente NADA em francês, estão avisados!). A moça da
recepção foi bem legal, nos deu um mapa e circulou nele tudo o que a gente queria ver e fazer, para que soubéssemos onde ir. Deixamos as mochilas lá (o
check-in era só ás 3 da tarde) e fomos encontrar a Kat, que havia ido no dia anterior. A flatmate da Jinny havia feito para nós um roteiro de 3 dias,
uma vez que ela é de Paris e sabe recomendar onde ir e o que fazer. Esse roteiro cobria as os pontos principais e havia sugestões de locais para comer.Bom, pegamos o metrô e fomos para Madeleine. Antes que eu esqueça, o metrô de Paris é enorme, parece ser maior que o de Londres, com mais linhas, só que
é incrivelmente sujo!! O mau cheiro é incrível!! O metrô de Londres parece o lugar mais limpo do mundo comparado com o de Paris! E o tempo de commute de
uma linha de para outra em Paris ás vezes chega a ser ridículo de longe! Pior que trocar da Picadilly para a Jubilee em Green Park! Anyway, foi fácil
andar no metrô de Paris, ao contrário do da Belgica, e nos levou onde queriamos ir.Chegando em Madeleine fomos até a praça onde tem o obelisco, que fica entre o Louvre e a Champs Elysees. Lá encontramos a Kat, e almoçamos num café na
Rue Rivoli, onde comemos um Croque Madame. Tava bom, mas vem muito queijo e eu me sinto mal com muito queijo. Aí andamos pelo jardim que leva até o Louvre. Estava um dia lindo e estava cheio de gente sentada nas cadeiras ao redor da fonte que tem lá. Estava
calor de uns 28 graus, verão de verdade, não esse lixo de tempo que temos em Londres. E eu de calça jeans, morrendo de calor pois não havia levado
shorts. O museu do Louvre é gigantesco!!!! Aquela pirâmide que tem na frente é a entrada. Demorei pra me decidir se gostava da pirâmide no meio de um
prédio lindo daqueles, e no fim me decidi que sim, que fica bonito. Fiquei contente que a moça do caixa achou que eu tinha menos de 25 anos e ia cobrar
meia entrada, mas aí quando mostrei o passaporte ela olhou e fez uma cara de quem diz 'ih, sem chance, você tá miles away de 25 anos'.Obviamente que a primeira coisa que fizemos foi ver a tal Mona lisa. Se sou sincera nem fazia questão, pois me falaram que existem muitas outras
pinturas mais bonitas e interessantes, o que pude constatar ser verdade, mas minhas duas amigas quiseram vê-la, então fui junto. Achei pequena e sem-
graça e logo moved on pra outra sala, mas não sem antes bater uma foto, claro. Caminhamos um monte lã dentro, e eu decidi ver os apartamentos de
Napoleão, o que valeu a pena, pois são lindíssimos!! Foi a parte que mais gostei no Louvre! Nao conseguimos ver 1/5 do que tem no Louvre, mas eh assim
mesmo. Resolvemos sair pra continuar com nosso roteiro. Caminhamos até a igreja/templo de Madeleine, o que foi meio que perda de tempo, pois não gostei!
Passamos pelas lojas de alta costura, como Ralph Lauren, Channel etc, e vimos os ricos almoçando nos restaurantes da redondeza.Depois pegamos o metrô de novo (já estávamos cansadas de caminhar naquele calor) e fomos ver a ópera de Paris, mas só vimos por fora, pois estava
fechando, e era caro pra entrar: 8 euros! Fomos até as Galerias Lafayette e entramos um pouco. Foi legal pra ver a cúpola e a arquitetura, mas em
questão de marcas nada que eu já náo tivesse vesto em Londres, e logo fomos embora. A essa altura já eram 5:30 da tarde e resolvemos ir pro hotel tomar
banho e descansar.O hotel era super simples: 2 estrelas. Isso porque a Kat tinha budget de menos de 30 libras por noite, e eu dei sorte de achar um quarto triplo (o que
não é fácil) por 26 libras por noite. Mas recomendo o hotel, boa localização, limpo, e friendly staff. O nome do hotel é Albouy. Eu fiquei com a cama de
solteiro, já que eu que fui atrás de hotel que contentasse a todos, e elas dividiram a cama de casal.Nos arrumamos, descansamos e fomos para Mont Martre. Vimos a Sacre Coeur de fora, as lojinhas, os africanos irritantes tentando colocar uma pulseira no
seu braço pra depois pedir dinheiro. Parte do filme de Amelie Poulan foi feita lá, onde tem aquele carrosel, e também lá fica o café onde ela ia no
filme, que hoje é atração turística. Encontramos a Laura, irmã do André, e o Luís, marido dela, que estão morando lá por uns meses. Jantamos crepes num
restaurante lá (infelizmente estava muito ruim a comida), e caminhamos por uns lugares super charmosos lá perto, fomos no Moulin Rouge, em La Pigalle,
eu comi um waffle com Nutella, muito bom, e depois fomos conhecer o studio onde eles moram.Voltamos para o hotel já eram mais de 11 horas. Eu estava exausta, pois havia dormido uma hora na noite anterior, culpa minha por ter tomado café quando
sei que não devo tomar. Mas dormi que nem um bebê, foi bom descansar depois de um dia cheio, mas excelente!





No comments: