Saturday 22 August 2009

Um ano em Londres!

No fim de semana do dia 8 fez um ano que eu cheguei em Londres, e tambem fez 5 anos que saih do Brasil. Cheguei no dia 5 de Agosto de 2008.

Incrivel como o ano passou depressa, mas isso foi porque sempre tinha algo acontecendo: viagens, visitas, eventos, passeios… Realmente eu tenho a impressao que Londres eh o centro do planeta, parece que tudo passa por aqui. Estou muito feliz e realizada com a minha vida em Londres, eh bem o que eu queria. Eh o completo oposto da minha vida na Nova Zelandia, onde eu sempre tinha que procurar algo pra fazer e alguem pra ir comigo, aqui eu tenho que planejar os fins de semana em casa, porque senao acabo sempre fazendo algo e sempre tem alguem convidando pra fazer algo interessante.

Conheci muitos lugares, muitas pessoas, fiz bons amigos, aprendi muito neste ano. Abaixo uma lista das coisas que eu concluih depois de 1 ano aqui:

  • Como em toda cidade grande eh necessario ter cuidado. Mesmo sendo uma cidade mais segura do que qualquer cidade grande do Brasil, nao dah pra bobear. Eh comum ter a bolsa, carteira e celular roubados.
  • Nao se pode confiar em qualquer pessoa, a maioria das pessoas quer tirar vantagem e te passar pra tras, principalmente na questao de dinheiro. Isso eh complicado pra quem acostumou com a honestidade das pessoas na Nova Zelandia.
  • O atendimento ao consumidor por parte de prestadores de servicos aqui eh abominavelmente ruim. Nao importa o que eh: provedor de internet, gas, eletricidade, telefone, e principalmente o Home Office, eh um ABSURDO a desorganizacao e a falta de tato pra lidar com comsumidores. A incompetencia e falta de treino eh inacreditavel, e me dah muita raiva de quando te deixam esperando no telefone e quando atendem eh um call centre na India, com alquem que nao te entende…
  • Nao precisa ter carro, transporte publico eh incrivelmente eficiente e pontual
  • Londres tem fama de ser cidade chuvosa, mas nao eh verdade. Eh uma cidade cinza, isso eh verdade, mas nao chove 1/3 do que chove na Nova Zelandia. O frio eh bem mais intenso no inverno, de doer, mas as casas tem calefacao, entao dentro de casa eh quentinho.
  • O fato de estar tao “pra cima” significa que no inverno 3:30 da tarde estah de noite, o que eh bem deprimente, mas no verao soh escurece pelas 10:30 da noite, e 4:30 da manha jah estah dia de novo.
  • Em Londres somos todos anonimos. A gente anda na rua e ninguem repara em vc, nao importa o que vc estah vestindo. Estao todos ocupados indo para ou chegando de algum lugar. Tanto que quando estava em Paris estranhei que as pessoas encaravam muito, parecia que tava todo mundo me olhando. Eh que Londres eh o exato oposto, ninguem presta atencao em ninguem, estah todo mundo muito ocupado.
  • O Andre disse que leu isso em algum lugar, e eu concordo. A frase eh mais ou menos assim: Live in California for a while, but move away before it makes you too soft. Then live in New York for a while, but move away before it makes you too hard. E eh verdade, como toda cidade grande Londres vai deixando a gente mais hard, sorrindo menos, sempre com pressa, nao se importando com as pessoas, se irritando com os milhares de turistas que andam devagar no metro e nao sabem onde ir.

Nao sei quanto tempo vou ficar aqui, mas se tudo der certo quero ficar pelo menos ateh as olimpiadas de 2012.DSC01821

Pra comemorar 1 ano aqui, eu, o Andre, a Jinny e uma amiga(mas soh eu e a Jinny que chegamos na mesma semana e estavamos comemorando 1 ano ) fomos num restaurante bem legal chamado Oxo Tower. A comida estava deliciosa (e cara, mas como faz parte do grupo da minha empresa tenho desconto hehe) e foi muito legal!

Cheers!!

DSC01827

No comments: