Friday 22 June 2012

Berlin – Dia 1

Berlin é uma das principais capitais européias e não sei porque demorei tanto pra conhecer. Aproveitei que uma das minhas irmãs estaria em Berlin e passei 3 dias lá conhecendo a cidade na companhia dela e umas amigas dela. Encontrei também uma menina que fez faculdade na mesma época que eu, que está morando lá e nos acompanhou em algumas visitas.
Chegamos sexta-feira no começo da tarde, mas até chegar e deixar tudo no hotel já eram 3 da tarde quando as encontramos em Alexanderplatz.
Ali tem a torre de tv, que domina a paisagem, pois onde se está consegue-se ver essa torre de tv super alta. Eu gostaria de ter visto a vista lá de cima, mas custava 10 euros só pra subir e como ultimamente tenho feito turismo pra caramba não me empolguei em ter que pagar e as demais menos ainda, afinal quando se ganha em real e se gasta em euros as coisas não saem baratas.

De um lado da torre de TV tem a estação de trem e metrô, um relógio que mostra a hora nas maiores cidades do mundo (tinha Rio e São Paulo) e várias lojas, restaurantes e um shopping grande. Do outro lado tinha um chafariz bonito, assim como uma igreja e a prefeitura, que é um prédio bonito.

Alexanderplatz


Fomos caminhando até a ilha dos museus, onde tem uma catedral muito bonita e vários museus bem grandes. estava um dia bonito e quente e tinham várias pessoas sentadas por ali numa praça.

Eu e minha irmã em Berlin


Caminhamos então por uma rua chamada Unter den Linden até o Brandenburger Tor, aquele monumento com colunas e uma estátua verde em cima, bem no meio da cidade. Tinha um telão bem atrás deste lugar porque a Alemanha ia jogar contra a Grécia pelo campeonato europeu de futebol e estava cheio de gente ali.

No caminho passamos pela praça na frente da biblioteca onde em 1933 foram queimados milhares de livros considerados perigosos pelos nazistas, pois eles tinham idéias contrárias às que eles pregavam.

Local onde os nazistas queimaram milhares de livros


Fomos então até o memorial do holocausto, o primeiro dos vários memoriais que visitamos. Como a Alemanha é muito rica em história (não necessariamente boa) eles têm vários museus para que as gerações futuras aprendam com os erros das passadas.
Este memorial é bem interessante, são várias pedras quadradas uma do lado das outras, umas mais altas e outras mais baixas, formando um jardim de pedras. Ali no meu desce-se uma escada e tem um museu informativo com a história do holocausto. É bem interessante e explica muito bem a história. Em Budapeste eu fui num museu também muito bom sobre este assunto então já havia aprendido muita coisa lá, mas de qualquer forma foi bom ter ido neste. Comprei um livro com a história de uma menina que foi mandada para um campo de concentração e sobreviveu e como muitos outros sobreviventes resolveu contar a história do que ela presenciou. E dizer que existem trouxas que afirmam que o holocausto não existiu. Saindo dali caminhamos até outro memorial sobre o mesmo assunto, mas que tem parte do muro de Berlin ao lado.

Memorial do holocausto em Berlin


Depois da guerra a Alemanha teve seu território dividido entre os 4 aliados que lutaram contra os nazistas: Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia. O lado russo era o lado socialista e eles resolveram construir este muro para que as pessoas não fugissem de lá para o lado oeste, porque obviamente só gente muito trouxa quer viver em um país com aquele tipo de socialismo que eles pregavam então todo mundo estava indo para o oeste. Para eles o lado oeste era facista e corrupto e isso e aquilo e eles prometiam tudo pra população, que todo mundo teria casa, carro, emprego, o que na teoria é muito bom, só que na prática não era assim, pois faltava de tudo as pessoas não tinham liberdade, passavam fome e eram completamente alienados em relação ao que acontecia no resto do mundo.
Fomo então até o tal do checkpoint Charlie, que era o ponto onde começava o território dos Estados Unidos, e ali tem uma cabine onde um guarda checava se você era estrangeiro, pois só estrangeiros podiam sair de Berlin oriental. Parece que esse checkpoint não é o original, ´pois o mesmo foi destruído, mas construíram este para os turistas.
Depois disso fomos até a estação de trem principal assistir o jogo da Alemanha contra a Grécia. Tinham uma tela ali perto e muitas pessoas assistindo o jogo. Ali encontramos aquela amiga nossa da época da faculdade que está morando em Berlin e mais uns amigos dela, foi bem legal.
A Alemanha ganhou e depois do jogo pegamos um táxi pra voltar pro hotel, pois a multidão que estava vendo o jogo no telão em Brandenburg Tor veio pra estação e estava impossível comprar ticket.
Chegamos super tarde no hotel e fui dormir cansada.

No comments: