Saturday 2 June 2012

Helsini – Finlândia

No fim de semana do dia 2 da junho, aqui em Londres e no resto do Reino Unido, houveram muitas celebrações dos 60 anos de trono da rainha Elizabeth II. Muitas festas foram realizadas nas ruas, apesar da chuva, teve desfile de barcos pelo Tâmisa, show na frente do Palácio de Buckingham etc etc.
Tivemos 2 dias de feriado, segunda e terça-feira. É claro que eu e o André aproveitamos essa oportunidade para cair fora e conhecer outros países, afinal não nos empolgamos em comemorar nada no meio de chuva e frio.
Nosso primeiro destino foi Helsinki, capital da Finlândia.
A diferença de fuso-horário é de 2 horas aqui pra Londres, e como nosso vôo só saiu depois do meio-dia aqui, até chegarmos no hotel lá já eram mais de 6 da tarde no horário de lá, apesar do vôo ser somente 2 horas (ou nem isso).
Pegamos um ônibus do aeroporto até o hotel, que ficava do lado da estação de trem, um prédio grande e até bonito.
Deixamos nossas coisas no hotel e fomos dar uma caminhada ali por perto para procurar um lugar pra jantar.
Como era sábado a noite não foi tarefa muito fácil, pois todos os restaurantes que havíamos visto recomendados nos guias de viagem não aceitavam clientes sem reserva, estava tudo cheio. Acabou que fomos numa steakhouse ali no centro, sendo que queríamos ter comido peixe, pois é um lugar famoso por peixe.
Nessa steakhouse foi estranho porque tinha um casal esperando mesa na nossa frente, mas nenhum atendente vinha falar conosco. Normalmente tem alguém organizando a fila e dizendo quanto tempo seria a espera. Mas nada disso aconteceu. Ficamos uns 15 min na fila e finalmente algumas pessoas saíram de 2 mesas, e aí os atendentes vieram até a fila e levaram o casal e nós cada um pra sua mesa. Acho que lá é comum não ter ninguém pra receber, pois aconteceu o mesmo em outros lugares lá. As pessoas sabem que têm que esperar na fila até alguma mesa ficar vaga.
Eu pedi um bife grelhado e batata frita. Nunca pensei que iria dizer isso, mas foi dos melhores bifes que eu já comi na minha vida! Era tão macio e saboroso que quase derretia na boca, e foi preparado bem como eu gosto, super bem passado, o que é pesadelo pra quem gosta bastante de carne, mas é assim que eu gosto! Tive que ir pra Finlândia pra comer carne boa, porque em Londres não tem.
Depois da janta passeamos ali por perto e na volta pro hotel já eram quase 10 da noite e o sol ainda estava brilhando no horizonte.

No dia seguinte nosso plano era conhecer uma ilha ali perto, uma tal de Suomenlinna, onde tem um forte e uma vila bonitinha, mas o tempo não estava firme e isso não aconteceu. Eu não estava preparada para tanto frio e vento, tive que usar tudo o que levei de mais quente e parecia um boneco de neve cheia de casaco! Estava menos de 10 graus e isso que já era junho!!
Depois do café caminhamos até o centro da cidade e vimos a praça principal, chamada Seenatintori, tem que uma construção bem bonita no topo e tem também uma estátua do Tsar Alexandre II, que era tsar da Finlândia também na época.

Seenatintori – Helsinki

Depois fomos até uma igreja chamada Upenski que fica no alto de um morro numa ilha adjacente ao centro, passamos pelo mercado central que vende um monte de souvenirs e coisas de pele por preços exorbitantes, passamos pelo parlamento e aí fomos caminhando de volta pro hotel porque começou a chover um monte.
Eu já estava com fome a esta hora e parei numa McDonalds pra comer e me agasalhar da chuva, pois havia deixado o guarda-chuva no hotel.
De tarde caminhamos pro outro lado da cidade pra ver o parque olímpico, pois em 1952 Helsinki foi sede das Olimíadas. O estádio obviamente já está bem velho, nem sei se é usado ainda. Passamos por um parque bem grande na beira de um lago. Dias de sol devem ser bonitos lá.

Catedral de Upenski – Helsinki

Voltamos pro centro e fomos numa confeitaria bem gostosa chamada Frazer, onde tomei algo quente e comi algo que parecia um brigadeiro, mas com gosto completamente diferente.

Doces e bolos na confeitaria Frazer
Lá pelas 4 da tarde o tempo abriu e saiu o maior sol! Nem parecia que estava um lixo absoluto há poucas horas atrás. Entretanto por ser uma cidade ao lado do mar o vento frio continuava. Visitamos uma loja de departamento bem grande que tem lá e o museu da cidade.

Voltamos pro hotel pra descansar e de noite fomos num bar chamado Atelje bar, que fica no último andar de um hotel ali no centro, de onde se tem uma vista bonita da cidade de Helsinki.

Drink no Ateljee Bar em Helsinki

No dia seguinte ficamos no hotel de manhã, pois pra ser sincera não tinha muito mais coisa pra se ver na cidade. Ao meio-dia pegaríamos uma balsa até Tallinn, na Estônia. Fizemos check-out e pegamos um táxi que já começou o taxímetro em 5.50 euros!!! Pagamos 10 euros pra ir até o porto, que não era longe.
Quando chegamos lá descobrimos que a balsa havia sido cancelada por problemas mecânicos. Foi um saco, tivemos que matar 2 horas lá no centro, carregando mala (bom, o André tava carregando a mala). Ainda bem que tinha sol, mas o vento infernal continuava.
Fomos de novo até a parte bem central que é do lado do porto e estava tendo uma cerimônia com vários oficiais, mas como finlandês é um idioma absolutamente impossível de se entender qualquer coisa (da mesma família do húngaro) não sabia o que tava acontecendo.
Almoçamos num restaurante caro e ruim ali no centro onde pelo menos consegui comer peixe, mas não gostei... Ficamos vendo a esquadrilha da fumaça fazer coisas loucas possivelmente celebrando o que aquela cerimônia estava celebrando.
Finalmente chegou 2 da tarde e pudemos embarcar pra Tallinn.
Helsinki me lembrou um pouco Estocolmo, tem o feeling de cidade escandinávia (pois é uma), onde tudo funciona e onde tudo é caro, só que não é tão grande ou interessante como Estocolmo. A não ser que você tenha algum tipo de curiosidade especial ou que goste de neve e esportes relativos a neve, em cujo caso você vai pro interior do país, não foi das capitais mais interessantes que eu já vi.