Monday, 4 June 2012

Tallinn – Estônia

A viagem na balsa de Helsinki até Tallinn foi de 1:30. Chegando no porto de Tallinn pegamos um táxi até o nosso hotel, que ficava na parte antiga da cidade. A distância era maior do que a do hotel em Helsinki até o porto e pagamos metade do preço!! Descobrimos que Tallinn é um lugar bem mais barato do que qualquer outra capital da Europa que já fomos, e a moeda é o euro também.
Nosso hotel era bem simples, simples até demais no sentido de que as coisas eram meio velhinhas, mas vimos que a casa onde fica o hotel é uma casa bem antiga de um antigo mercadante de alguns séculos atrás, então não tinha como ser tudo moderno, e a mobília antiga deu um certo charme, mas mesmo assim era super básico e a cama era macia demais pro meu gosto, gosto de cama quanto mais firme melhor.
O tempo estava bem melhor em Tallinn, apesar de não ter sol não tinha aquele vento horroroso e por isso não estava tão frio.

Deixamos as coisas no hotel e saímos para explorar o centro antigo da cidade. Lembrou-nos de Praga, é uma cidade incrivelmente charmosa, mas bem menor do que Praga. O centro histórico é facilmente explorado a pé e tem vários museus e cada canto que a gente olha tem alguma coisa bonita e interessante!

Começamos caminhando do hotel até a praça central da cidade, onde tem vários restaurantes e lojinhas de souvenir. Caminhamos até Tompeei Hill para ver a catedral de Alexander Nevski, uma das lembranças da época em que a Estônia era parte do império russo. A influência russa é ainda muito grande lá e se escuta russo em todos os lugares, principalmente entre os mais velhos. E como é próximo da Rússia muitos turistas são russos.

A catedral é no mesmo estilo das catedrais que vimos em Moscou, por dentro com aqueles painéis lindos dourados e vários candelabros grandiosos espalhados e por fora com aqueles domos coloridos.

Alexander Nevski Cathedral

Dali fomos até uma outra igreja ainda em cima de Tompeei Hill, acho que se chama ‘Dome church’, e resolvemos subir até o topo dela pra ver a vista. Já aviso que não vale a pena, pois são 5 euros por pessoa e a vista não é tao bonita quanto a de um dos pontos de vista logo ali do lado da igreja. E a igreja em si nem é grandes coisa. Paramos nos demais pontos de vista ali perto e batemos dezenas de fotos, e de graça.

Tallinn – Estônia

Descemos caminhando até o parque que ficado lado de fora da muralha que circunda a cidade e lá tinha uns jardins bem modernos, um tipo de festival parece, era interessante.

O charme de Tallinn é ficar caminhando pelas ruazinhas vendo a cidade e as pessoas, então fizemos isso até dar fome e fomos num restaurante chamado AED, que vimos recomendação no wikitravel e no lonely planet.

Este restaurante é o melhor restaurante que eu já estive na Europa! Eu não sou de comer comida cara e toda cheia de frescura, e a maioria da coisas tem alguma coisa que ou eu não gosto ou me faz mal. Neste restaurante cada prato indica se tem lactose ou gluten, pra ajudar quem tem intolerância. Pra mim foi a melhor coisa, não me preocupar se a comida tinha creme, coisa que eu não posos chegar perto! Comi uma polenta de entrada e de prato principal macarrão integral com salmão, absolutamente maravilhoso! os ingretientes são todos orgânicos e o preço é maravilhoso, mais barato do que qualquer outra lugar que tenhamos ido nessa viagem! Pra 2 pessoas, 2 copos de vinho, 1 entrada, 2 pratos principais e uma sobremesa saiu 30 libras, o que em Londres seria 2 vezes mais, pelo menos!

Este foi nosso primeiro dia em Tallinn.

Tallin – Estônia

No dia seguinte nós visitamos alguns museus e mais outras igrejas (como em outros lugares da Europa são as principais atrações). Vimos o museu da ocupação nazista onde vimos depoimentos de pessoas que moravam lá naquela época, foi interessante.

Achamos uma loja de marzipan numa das nossas caminhadas, onde era muito mais barato do que em Londres e gastei quase 20 libras em marzipan. Comemos tudo na viagem…

Tudo isso é feito de marzipan

Vimos um pouco da parte nova da cidade, onde tem shopping center, no caminho pra um palácio chamado Kadriorg. Eu não acho que valha a pena ir até este palácio. Não é longe, mas não tem nada demais, só uma sala que eu achei bonita, o resto é mais museu com quadros e outras coisas, mas já fui em palácios e museus mais impressionantes.

A única sala bonita do palácio de Kadriorg

Almoçamos no centro da cidade e já fiz reserva praquele mesmo restaurante do dia anterior pra janta.

Resolvemos visitar um monastério bem antigo ali perto do nosso hotel, e era um lugar meio escuro e sombrio, de pedra, e ao subir uma escada nos deparamos com uma sala escura e fria, e tinha uma velhinha sentada atrás de uma mesa cobrando a entrada, só ela lá. O inglês dela era tão bom quanto o meu russo, então não foi muito fácil de se comunicar pra entender onde ir e o que ver. No fim ainda tentei perguntar umas coisas pra ela e ela respondia metade em russo e metade em inglês, devo ter entendido 10% de tudo o que ela falou. Depois fiquei pensando que o trabalho dela é ficar sozinha ali naquela lugar frio e escuro, não um trabalho muito agradável.

Compramos alguns souvenirs e voltamos pro hotel pra descansar. Mais tarde voltamos pro restaurante e eu comi uma sopa fantástica, mas simples, de salmão, batata e cenoura (4 euros). Depois uma massa com champignon e tofu (6 euros), adorei! Queria muito que tivesse um restaurante daqueles aqui em Londres. Depois vi no trip advisor que é o melhor restaurante de Tallinn, escolhido pelo público. Altamente recomendado e façam reserva!

Fomos dormir cedo porque no dia seguinte nosso vôo para a Rússia sairia bem cedo.

Tallinn é um lugar que eu recomendo, é muito bonito, os preços são mais baratos do que qualquer outra capital européia e é de fácil acesso para vários outros lugares.

No comments: