Na quinta-feira acordamos cedo e fomos diretamente para o Museu Hermitage. Eu havia pesquisado na internet antes e descobrimos que toda primeira quinta-feira do mês o museu é de graça pra todo mundo. Economizamos o equivalente a 12 libras!! Entretanto tivemos que chegar cedo. Chegamos lá às 9 da manhã e tinha uma fila de 30 pessoas. Tivemos que esperar até às 10 pra abrirem o portão principal e aí esperamos mais meia-hora na fila pra entrar no prédio do museu, que por final é um prédio muito bonito!
Aí começou a desorganização. Do nada avisaram que haveria 2 entradas pro museu e não só uma, o que provocou alvoroço e muita gente correndo pro outro lado do prédio. Quando finalmente abriram a porta do museu entravam cerca de 20 pessoas de cada lado e fechavam a porta por mais um tempão. Finalmente entramos e estava a maior zona lá dentro. Ninguém sabia onde ir, havia fila e amontoado de gente em tudo quanto é lado, bem típico da Rússia. Depois de um tempo descobrimos a fila pra pegar os ingressos (mesmo sendo de graça precisa pegar ingresso) e finalmente entramos no museu.
Bem no começo tem uma escada maravilhosa, toda trabalhada e enfeitada, feita de mármore branco, das mais bonitas que eu já vi!
Algumas das salas do Hermitage Museum
Logo começou a encher de gente e nós resolvemos então escolher algumas salas pra vermos, pois o museu é muito grande e impossível ver tudo num dia só, mas conseguimos ver as principais salas. Este museu está cheio de obras de artitas muito famosos, tem obras de Leronardo Da Vinci (que estão sempre cheias de pessoas ao redor, difícil de chegar perto), Monet, Picasso, Rembrandt, escultores entre outros. Eu queria entender bem de arte pra aproveitar mais, mas lendo algumas coisas no guia a gente consegue apreciar um pouco mais. Haviam muitas salas com decorações fenomenais nas paredes e no teto.
Almoçamos no café ali dentro do museu e a esta hora a fila estava quilométrica lá fora, tem gente que deve esperar umas 2 horas pra conseguir entrar. Este foi um dos museus mais bonitos em que eu já estive, gostei muito e recomendo que todos visitem se tiverem a oportunidade.
Fila do lado de fora do Hermitage Museum – é aconselhável chegar cedo!
Uma vez que estávamos satisfeitos com o que vimos nós voltamos até a igreja no sangue derramado (Church on the Spilled blood) que estava fechada no dia anterior pra conseguir entrar e ver por dentro. Essa igreja é incrivelmente bonita por dentro! Tem uma igreja parecida com essa por fora em Moscou, na praça vermelha, mas aquela por dentro não tem nada de especial, enquanto que esta tem mosaicos lindíssimos!
Depois de visitar a igreja caminhamos pelo canal que tem ali do lado e fomos até a Nevsky Prospekt, uma rua muito grande. De lá tem-se uma vista muito bonita da igreja e do canal. São Petersburgo é considerada a Veneza do norte, porque é toda cheia de canais que a deixam uma cidade muito charmosa.
Um dos vários canais de São Petersburgo
Passamos por uma loja de departamentos muito antiga, chamada Gostiny Dvor, que no andar debaixo ainda tem lojas no estilo soviético. Nos shoppings modernos existem corredores e cada loja tem sua porta e um limite de espaço definido. Ali em Gostiny Dvor as lojas se misturam umas com as outras e com os corredores. Não é que nem no duty free, é como se fosse 1 corredor numa ponta e ao andar pelo corredor você já está no meio da loja e vai passando de uma pra outra. Os preços eram razoáveis pra algumas coisas.
Depois foi hora de voltar pro hotel e descansar, só saímos pra jantar mais tarde e fomos dormir pois já era nosso quarto dia caminhando direto.
No comments:
Post a Comment