Wednesday 6 June 2012

São Petersburgo – Rússia–Dia 1

Como Tallinn é uma cidade pequena o aeroporto era super perto, em 10 minutos estávamos lá, mas era bem equipado e maior do que o de Floripa.

O avião que nos levou da Estônia até São Petersburgo na Rússia foi o menor que eu já andei na vida. A distância é curta, um avião pequeninho fez em 50 minutos. Claro que fiquei ansiosa, afinal cabiam somente 33 passageiros,mas felizmente o dia estava lindo para viajar e não tivemos turbulência nenhuma.

A chegada foi bem tranquila, brasileiro não precisa de visto pra ir pra Rússia então a imigração foi super rápida. O aeroporto estava vazio e como o avião era pequeninho só tinham umas 5 malas na esteira.

Aeroporto de São Petersburgo

A ida pro hotel foi meio confusa. Pegamos um ônibus até uma estação de metrô e lá trocamos pro metrô, e tivemos que trocar mais 2 vezes e depois caminhar mais uns 10 minutos até o hotel. Depois descobirmos um jeito mais fácil, mas é sempre assim, quando tudo é novo a gente acaba demorando mais pra chegar nos lugares.
Ficamos no Ibis perto da estação de Vostania no centro de São Petersburgo. Na Rússia parece que em todo lugar tem gente fumando, o cheiro de cigarro é constante, ainda mais pra que não está mais acostumado é meio irritante. Ainda bem que pegamos um quarto não fumante! Ibis é Ibis, simples mas tem o que a gente precisa. Conseguimos fazer o check-in logo depois do meio-dia, descansamos um pouco  e logo já pegamos o metrô para ir até uma das partes turísticas.

Estávamos com fome e saímos à procura de um lugar pra comer, o que demorou. O restaurante que fomos era bem legal, um pouco mais caro, e eu pedi frango Kiev. Eram 3 da tarde já (mais 1 hora de fuso em relação à Estônia) e a comida demorou mais de meia-hora! Eu não aguentava mais e fui falar com o garçom, que não falava muito inglês. Entretanto eu havia passado os últimos 3 meses continuando a aprender russo, então consegui falar que já estávamos esperando ha tempo e queria saber quanto tempo iria demorar. Logo depois chegou a comida, que estava muito gostosa por sinal, mas a fome que eu tava ajudou a deixar melhor a comida, que devorei em 5 minutos.

Dvortsovaya Square

Depois fomos na Dvortsovaya Square, aquela praça onte de um lado tem um prédio amarelo redondo com uma escultura bem lá em cima, no meio tem uma coluna bem alta e do outro lado tem o Winter Palace, onde fica o museu Hermitage, o princial lugar de São Petersburgo. Demos uma olhada ali ao redor e caminhamos até o Palácio de Mármore, que só vimos por fora. Dali fomos até o campo de Mars onde tem o fogo eterno em memória aos que morreram na revolução bolschevita e dali fomos caminhando até a catedral que foi construída onde o Tsar Alexandre II foi assassinado. Ela é chamada Church on the Spilled Blood (igreja no sangue derramado) e é lindíssima por fora. Infelizmente estava fechada neste dia.
Resolvemos então atravessar o rio e caminhar até o forte de Pedro e Paulo, que fica numa ilha ali no meio da cidade. Esta ilha tem vários museos dentro, mas não entramos em nenhum. Incrível, tudo lá tinha que pagar, até pra ver a vsta de cima de uma plataforma tinha que pagar, então acabamos não fazendo nada lá e fomos até o outro lado da ilha apreciar a vista para o centro de São Petersburgo que é muito bonita.

Vista de São Petersburgo do forte de Pedro e Paulo
Tomamos algo (lá infelizmente os lugares só tem pepsi que eu odeio) e voltamos caminhando por outra ponte até a estação de metrô.
Assim como em Moscou as quadras são grandes e essa caminhada foi MUITO comprida e eu estava morta de cansada, não conseguia mais caminhar!

No metrô também precisa-se caminhar bastante. As escadas rolantes são as mais altas que eu já vi na vida, parece que não acabam nunca, e fica todo mundo se encarando, ao contrário de Londres onde só se olha pra baixo.
Perto do nosso hotel tem um shopping bem grande e moderno. Inclusive entrando no shopping parece que estamos de volta a Londres pois as lojas são todas iguais as daqui. FOmos lá pra jantar alguma coisa pequena, já que almoçamos tarde e eu comi uma salada nicoise que estava muito boa.

Este foi nosso primeiro dia em São Petersburgo, deu pra ver que é uma cidade bem grande e com bastante coisa pra ver! Deu pra ver também´que é uma cidade mais ocidental do que Moscou porque em todos os lugares as placas estão também no alfabeto latino, enquanto que em Moscou a gente demorava uns 5 min pra entender uma placa pois era tudo somente no alfabeto cirílico.
E como já era junho estava perto das white nights, que é quanto praticamente não existe noite. Ainda bem que no hotel tem daquelas cortinas black-out, senão seria difícil dormir: 11 da noite e o sol ainda brilhando lá fora!