O café da manhã foi um dos piores que eu já tive. A única coisa boa era o croissant, que estava fresco e quentinho, mas como não posso tomar café não consegui achar nada decente pra ir junto com o croissant. O suco era hossível, a única fruta era ameixa enlatada, a única coisa passável era um iogurte.
De qualquer forma começamos a dirigir pela Costa Amalfitana felizes, pois o dia estava lindo de sol e cerca de 25 graus.
Cada curva oferece uma vista lindíssima e existem vários pontos de vista onde pode-se parar para bater fotos.
Paramos numa cidade chamada Cetara há poucos quilômetros de Vietri Sul Mare e lá estacionamos o carro e descemos pra dar uma olhada. È uma vilazinha bem charmosa, onde todo mundo se conhece e onde a vida vai devagar. Mas mesmo assim um dos restaurantes que dizem ser o que tem o melhor peixe da costa amalfitana é encontrado lá. Fizemos reserva pra janta, mas infelizmente não conseguimos voltar lá mais tarde.
Continuamos dirigindo e admirando a vista, passando por cidadezinhas e algumas um pouco maiores. Chegamos numa chamada Minore, e lá ficamos 30min presos no trânsito. Saí do carro pra ver porque nada se mexia e perguntei pra alguém (foi bom pra praticar meu italiano) o que havia acontecido, pois conseguia ver muita gente na praça principal (por onde a estrada principal passa) e muitas coroas de flores. O cara da caminhonete (obviamente era dali) me informou que era o funeral de uma menina que havia morrido, e que em 10 minutos terminaria. Isso é algo inconcebível para nós turistas, como que uma autoestrada pára por causa de um funeral? Mas no fim das contas aquela cidadezinha é pequena, todo se conhecem, e um funeral é algo que pára a cidade inteira, então pra eles isso é normal.
Cetara, uma cidadezinha charmosa
Vistas da estrada da Costa Amalfitana
Varanda do restaurante Locanda Casa Diva em Praiano
Depois de muito esperar finalmente continuamos viagem.
Chegamos na cidade que dá o nome pra essa área, a cidade de Amalfi. Neste dia só passamos por ali, mas a partir dali o trânsito se transformou em algo bem complicado. A rua ficou mais estreita e começaram a surgir vários ônibus de turismo, o que deixava tudo devagar e difícil de passar.
Chegamos em Praiano, cidade onde nos hospedamos, era pouco mais do meio-dia.
Nosso hotel era simples, mas adoramos! Os quartos todos têm vista para o mar, e é a vista! Tínhamos nossa própria sacada com 2 espreguiçadeiras e uma mesinha com 2 cadeiras, onde era ótimo ficar sentado vendo o mar até onde o olhar alcança.
Almoçamos num restaurante ali do lado do hotel chamado Locanda Costa Diva, que tem vista maravilhosa, e a comida e fantástica. Comi uma pasta caseira com camarão, de lamber os dedos! Eu não sou de apreciar comida, mas na Italia tudo muda, e nesta parte da Itália então eu viro uma glutona! Até raspei o prato com pão, coisa que não faço nunca!
Depois do almoço e de uma descansada caminhamos até o centrinho de Praiano, que não tem nada pra ser sincera. Descemos até uma praia chamada Praia da Gavitella pra descobrir que de praia não tem nada, é uma laje na frente do mar onde tem espreguiçadeiras, sombrinhas e um restaurante, mas praia em si não tem.
O problema foi voltar, pois eram 3 da tarde, estava perto de 30 graus e tivemos que subir uns 200 degraus e um morro pra chegar até a rua principal de novo, e depois caminhar mais uns 15 minutos pelo asfalto pra chegar de volta no hotel. Aí resolvemos ficar no hotel aproveitando a vista.
Ali mesmo em Praiano tem a Marina di Praia, uma das “praias” mais charmosinhas da costa amalfitana. Era perto do nosso hotel, bastava descer um morro e uns degraus (aliás como em todo lugar na costa amalfitana) e em 15 min estavamos lá.
Ali jantamos no restaurante Da Armandino, o melhor que eu já comi na Itália. É super simples, mas a comida é deliciosa. Eles têm os próprios pescadores que trazem frutos do mar frescos e saborosíssimos! Neste primeiro dia jantei um ravioli de espinafre com ricota que estava excelente!
Fomos dormir de barriga cheia.
Praia da Gavitella
Marina di Praia
Ristorante da Armandino
Mais uma vista bonita da Costa Amalfitana
No comments:
Post a Comment