Wednesday 3 October 2012

Viagem para a Costa Amalfitana–Itália

Nos próximos posts vou relatar nossa viagem para a Costa Amalfitana, no sudoeste da Itália.
Saímos de Londres numa quarta-feira de manhá super cedo. Nosso vôo saiu de Gatwick às 6 da manhã, então nosso dia começou às 3 da manhã.
O vôo até Napole foi de 2:30 horas e bem tranquilo, pois fora dos céus ingleses o resto da Europa estava com tempo claro de sol.
No aeroporto pegamos num suttle até a Herz onde alugamos um carro, Pagamos uma fortuna ridícula pelo seguro do carro, pois como na Itália os motoristas são loucos, e como naquela área da Itália batidas e arranhões são comuns preferimos pagar a quantia a ter que se incomodar depois, mas foi um roubo!
Com o GPS chegamos fácil ao nosso primeiro destino: Ercolano.
É uma cidadezinha do lado de Napole, que primeiramente foi destruída por um terremoto, e depois pela erupção do vulcão Vesúvio, que fica ali perto.
As ruínas são bem interessantes, e os estudiosos conseguem dizer o que era cada construção, se era uma casa de alguém rico, ou um mercado, ou um templo, e muitos destes lugares ainda têm pinturas sobreviventes daquela época. Algumas claro foram restauradas, mas outras estão na sua condição original, mais de 1000 anos!
Depois fomos ver o causador de tanta destruição, dirigimos até o Vesúvio, dá uns 30min de Ercolano, e deixamos o carro no estacionamento que tem lá em cima, perto do ticket-office. Paga-se 8 euros e aí é possível caminhar até a cratera do vulcão. A caminhada é de cerca de meia-hora e em partes é bem íngreme, e é bom ir com sapato de caminhada porque vai sair de lá sujo. A cratera é bem grande e em alguns lugares tem uma fumacinha saindo. Tem vários instrumentos em áreas diferentes da cratera monitorando a atividade do vulcão. A vista lá de cima é bem bonita e a temperatura uns 4 graus mais baixa do que na cidade, tanto que precisei de um casaquinho apesar de na cidade estar 28 graus.
O vulcão era na verdade uma montanha bem mais alta e maior, mas depois da erupção (a última parece que foi nos anos 60) ficou uma montanha só.

Blog1

Ruínas de Ercolano e pinturas que sobreviveram estes anos todos
Subindo até a cratera do Vesúvius
Praça principal de Pompéia

Dali visitamos então a cidade de Pompéia, que também  foi destruída pela mesma erupção que destruiu Ercolano. A diferença é que Ercolano era bem pequeno, enquanto que Pompéia era uma cidade muito grande! São ruas e mais ruas para serem exploradas, cada uma com suas histórias.  Pode-se passar o dia inteiro visitando as ruínas. A cidade de Pompéia foi completamente coberta pelas cinzas do Vesúvio, cerca de 3 metros parece, então tudo desapareceu. Deve ter demorado um tempão até descobrirem tudo novamente, e os estudiosos aprenderam muito sobre como várias coisas era feitas naquela época à medida que iam redescobrindo a cidade.
É possível ver também maquetes feitas de gesso de vítimas da erupção, da forma como elas foram encontradas. Realmente é impressionante.

Blog2

Maquetes de gesso de vítimas do Vesúvio
Queijo gigante na delicatessen onde jantamos
Cidadezinha de Vietri Sul Mare vista do nosso hotel

Depois dirigimos até uma cidade chamada Vietri Sul Mare, cerca de 1 hora dali, que é o começo da estrada pela Costa Amalfitana.
Nos hospedamos num hotel que acabou sendo bem decepcionante, ainda bem que era só por uma noite. Visitamos o centrinho da cidade de noite, que é bem pequena e não muito interessante na minha opinião. A cama era desconfortável, mas o cansaço era tanto que dormi bastante.