Thursday 6 May 2010

Eleições na Inglaterra

Faz praticamente 1 mês que as eleições na Inglaterra dominam a imprensa inglesa. No horário nobre da televisão, quando antes eu assistia um programa de notícias normal, tudo o que passava era sobre eleições. Comentaristas, entendidos de política discutindo o quem tem chance de ganhar, o que acontecerá se partido A ou B ganhar etc etc. Eu realmente estou de saco cheio de eleições. Finalmente chegou o dia de votação: hoje, dia 06 de maio, foi o dia em que os cidaçãos ingleses foram às urnas decidir quem vai mandar no país pelos próximos anos. Não me perguntem como funciona o sistema político aqui porque eu não sei explicar e não tenho paciência de tentar.

Eu não gosto de política, não gosto de políticos, e meu interesse se resume a saber quem tem o mínimo de competência e caráter pra merecer o meu voto. Na maioria dos casos eu penso em desistir e não votar em ninguém, mas acabo me decidindo por alguém menos pior.

Resolvi votar nas eleições da Inglaterra pra ver como é. Na verdade o meu voto não conta pra eleição geral (a de primeiro ministro), mas conta para o candidato da área onde moro (no caso de cidadãos europeus isso). Eu votei no candidato do partido dos Liberal Democrats. Odeio os conservadores e não sou fã da esquerda, então tento votar em partidos de centro. Este partido é centro esquerda, uma combinação que acho interessante.

Ao contrário do Brasil, o dia de votação é dia de semana. Eleitores se registram e mais ou menos 3 semanas antes das eleições eles mandam pelo correio um cartão (um papel) com instruções de como proceder e onde é a zona de votação mais perto da sua casa. Isso mesmo, não existe título de eleitor aqui. É possível votar sem precisar guardar um papel inútil pelo resto da vida! Além disso, é possível votar pelo correio e até nomear alguém pra votar no seu lugar. A minha zona de votação é literalmente menos de 1 minuto da caminhada da minha casa, e num raio de 5 minutos da caminhada deve ter mais umas 5 pelo menos. Todas abrem das 7 da manhã até as 10 da noite, pra dar tempo pra todos votarem. O que me falaram é que se a votação fosse no fim de semana muita gente não ia querer sair de casa pra votar. Ao contrário do Brasil, o voto é um direito e não uma obrigação.

Acostumada com as eleições no Brasil, estava esperando a maior fila. Não teve nada disso. Foi tudo bem tranquilo, mas diferente. Pra começar eles não pedem nenhum tipo de identificação. EU apresentei o tal papel e pediram pra eu confirmar nome e endereço e me entregaram a cédula. Marquei meu voto (o voto é marcado a lapis!!!!! quase não acreditei!!), depositei na urna e saí. Tudo durou menos de 2 minutos. Segundo me falaram o resultado já sai amanhã.

Apesar de me parecer muito fraud prone, a facilidade pra votar é realmente um inventivo. Só pra se ter uma idéia, em novembro de 2009 eu entrei com pedido de transferência do meu título de eleitor aqui pra Londres (tive que esperar 2 horas pra ser atentida naquela merda de consulado brasileiro). Depois de 6 meses me chamaram no consulado pra recolher o título. Chegando lá, depois de convencer a mulher de que pra pegar título de eleitor o sistema que estava fora do ar não seria um empecilho, ao verificar meus dados o sobrenome da minha mãe estava com uma letra trocada. O resultado é que tive que entrar com outro requerimento e vou ter que esperar mais 6 meses. 1 ano pra transferir título de eleitor! COMO UM PAÍS PODE SER TÃO BUROCRÁTICO E INEFICIENTE??????

Já me arrependi de ter mandado transferir o título, devia ter deixado de lado e só me preocupado com isso quando fosse pra renovar o passaporte.

Anyway, essa foi a minha experiência.

1 comment:

Unknown said...

Ooooi prazer :} estava rodando pela internet sobre eleições na inglaterra quando vi seu post ! resolvi olhar o blog e achei bem interessante :D Já passei 2 meses em Canterbury , fazendo intercambio, fui algumas vezes e Londres e é realmente muito bom :D Parabéns pelo blog, visitarei mais vezes com certeza !