Monday, 20 February 2012

Rio de Janeiro - Dia 3


Nosso último dia no Rio começou cedo e tarde. Cedo porque só chegamos do Sambódromo às 7 da manhã e fomos dormir, e tarde porque dormimos até a hora do almoço.
Fomos comer num café ali em Ipanema mesmo, e a comida no Rio fez jus a fama de ser boa, pois todas as minhas refeições lá foram muito gostosas.
Aí resolvemos passear pelo centro, fomos até o Teatro Municipal, que é um prédio bonito, e onde há 1 mês atrás desmoronaram 3 prédios e morreram 15 pessoas. Agora só tem uma parte vazia lá.
Teatro Municipal do Rio

Os meninos comeram espetinhos de carne pela rua e provaram caldo de cana, que se tornou a bebida favorita deles, a qual tomaram muitas outras vezes durante a viagem.
Caminhamos até a Lapa pra ver uma escadaria bem bonita, cheia de mosaicos. Foi uns 20 minutos de caminhada, e fica perto dos arcos da Lapa.
Na escadaria tinha um pessoal tocando pandeiro e cantando músicas de carnaval, enquanto fumavam algo. Eu fiquei esperando os demais baterem foto lá de cima, sentada numa parte da escada ouvindo aquele pessoal cantar e dançar, foi uma experiência engraçada.
Pessoal na escadaria da Lapa

A escadaria é muito bonita e dá pra ficar um tempão lá vendo os mosaicos.
Mosaicos na escadaria da Lapa

Dali fomos até a rua do Lavrádio (o começo dela) e fomos num barzinho de esquina tomar alguma coisa e comer pastel. Logo veio um bloco de carnaval e as ruas foram fechadas e ficou uma multidão ali pulando carnaval.
Tinha bastante presença policial e não vimos nada de anormal, o que foi bom. De lá pegamos o metrô e fomos até o Morro da Urca pra visitar o Pão de Açúcar. Eu havia telefonado mais cedo e falaram que o melhor era ir no fim de tarde, pois não tinham muito turistas, e foi bem o que aconteceu. Ao contrário da experiência do Cristo, que foi meio estressante por causa da multidão, no Pão de Açúcar foi bem tranquilo, sem filas, mais fresquinho, pois já era fim de tarde.
Eu não sabia, mas a viagem é composta de 2 partes. Primeiro pega-se o bondinho até uma parte, e lá precisa-se trocar pra outro bondinho pra chegar na parte mais alta.
A caminho do Pão de Açúcar

A vista lá de cima é maravilhosa, bem mais bonita que a vista de cima do Cristo. Dá pra ver baías e praias, e o morro do Cristo no fundo. Ficamos até o pôr-do-sol, que foi lindíssimo, e quando descemos era de noite já.
Pôr-do-sol no Pão de Açúcar
O problema foi arrumar transporte até Ipanema, pois os táxis não queriam nos levar por causa do trânsito por lá. Mas acabamos pegando um ônibus e paramos bem lá na nossa rua de Ipanema. De janta comi um cachorro quente e ficamos vendo de novo o carnaval de rua, estava lotado mais uma vez.
Aí foi hora de arrumar a mala e ir dormir pra acordar cedo no dia seguinte e ir pro aeroporto.
Valeu a viagem pro Rio, adorei e a cidade é realmente maravilhosa. Ainda bem que a presença do exército e polícia melhorou a situação da violência, isso os próprios cariocas me falaram.
Quero voltar lá um dia e conhecer outras partes da cidade que não consegui ver.
Cidade Maravilhosa

No comments: