Sunday 19 February 2012

Rio de Janeiro - Dia 2


Neste dia acordamos cedo e fomos até o Cristo Redentor. Pensamos em ir de táxi, mas ia sair muito caro e então fomos de metrô e depois trocamos pra um ônibus. Assim a gente vivencia um pouco mais a cidade como os cariocas fazem.
Lá no Cristo o próximo ingresso pro trenzinho que nos leva até lá em cima era só pras 11 da manhã, então tivemos que esperar quase 2 horas por lá. Fomos caminhando por ali pra achar um café pra esperar, e não tem nada! Só tem 2 mercadinhos de esquina, sem lugar pra sentar. Aí o jeito foi ir num desses mesmo, onde eles tomaram café com leite no balcão e experimentaram salgadinhos.Eu comi uma coxinha e me sentei no degrau de uma casa do outro lado da rua, pra ficar na sombra. Inclusive outros estrangeiros passaram por mim também procurando um café, acho que se alguém abrisse algo assim lá perto ia ficar rico, pois muita gente procuraria enquanto espera a vez pra ir no Cristo.

No trenzinho a caminho do Cristo Redentor

Uma vez no trenzinho entrou também uma bandinha tocando samba e deixou a viagem bem divertida. A vista lá em cima é bem bonita, e claro que é impossível bater fotos sem ter dezenas
de pessoas na foto com você, estava ridiculamente cheio lá em cima! E muito quente, devia estar uns 35 graus com bastante sol. Mas agora já posso dizer que estive no Rio e que vi o Cristo de perto :)

E e André no Cristo Redentor

Depois de várias fotos e vídeos com o nosso redentor pegamos o trenzinho pra descer, mas parte do grupo ficou pra trás e tivemos que ficar esperando. Esse é o problema de viajar em grupo, sempre tem que esperar alguém. Mas a espera foi somente de 15 minutos, ainda bem.
Pegamos um ônibus até Ipanema e resolvemos almoçar no restaurante Garota de Ipanema, onde o Vinícius compôs a música de mesmo nome que é conhecida no mundo todo até hoje.
A comida tava muito gostosa, uma picanha fatiada, acompanhamentos e maionese, excelente!
Almoço no Garota de Ipanema
Depois disso voltamos pro apartamento para descansar, pois de noite nós iríamos assistir o desfile das escolas de samba. Descansamos até umas 8 da noite e de janta comemos macarrão e sobras de frango do almoço (levamos pra casa) que o André preparou.
Como seria uma noite comprida e como a primeira escola de samba não é conhecida (acho que é uma das do grupo B que foi promovida ano passado) chegamos pro segundo desfile. Saímos ás 10:30 e o táxi da empresa Transcoopass (a mesma que peguei no aeroporto) nos deixou na porta do Sambódromo. Não são todas as empresas que podem chegar perto do Sambodromo, só algumas credenciadas. E não foi caro, foi R$60 por carro, R$20 por pessoa, e bem conveniente.
Chegamos na metade do desfile da Portela, a segunda escola. Eu estava com a minha peruca, óbvio, e nossos lugares era super perto da avenida. Eram cadeiras no fim da passarela do samba, no setor 12, na fileira B (eu que consegui esses!). Tava cheio de gente, mas nossos lugares nos permitiam ver tudo.
Vimos a Portela, Imperatriz (muito demorada), Porto da Pedra (chatinho essa), Mocidade (muito legal) e Beija-Flor (a que eu sempre torço e que tava muito bonita). Achei fantástico acompanhar os desfiles, ver o pessoal vibrando na arquibancada e a animação do pessoal desfilando. Os carros alegóricos são lindos e é tudo alegria :)
Eu no Sambódromo
Lá dentro era tudo organizado, tinha banheiros e lugar pra comer. De onde estávamos dava pra ver os camarotes do "pessoal VIP" se divertindo, como o da revista Caras.
Foi muito legal, mas bem cansativo. Quando acaba uma escola demora uma meia-hora até chegar a próxima, e nesse tempo o sono bate.

Carros das escolas de samba do Rio

Resolvemos ir embora depois do desfile da Beija-Flor, não vimos a Vila Isabel (que acabou em terceiro) e fomos pra fila do táxi, que já estava dando volta. Ficamos esperando e nada da fila andar. Fui falar com o cara da empresa de táxi que tava tentando organizar a fila e ele falou que tinha 500 táxis só pro Sambódromo nessa noite, mas que nenhum estava podendo entrar porque teve tiroteio de traficantes com a polícia há 3 km dali e incendiaram um carro da polícia. Aí veio o BOPE e não tava deixando os táxis passar. Nessas horas que a gente vê que é país de terceiro mundo mesmo. Finalmente a fila começou a andar, eu estava exausta, e estava tudo indo certinho até que começaram a furar a fila e começou gritaria. O pessoal da empresa de táxi não tava dando conta de organizar a fila e quem estava esperando fazia tempo se revoltou com razão. Depois de muito tempo finalmente conseguimos nosso táxi, só chegamos no apartamento depois das 7 da manhã, e eu estava exausta, mas feliz. Tomei um banho rápido e fui direto dormir.
Gostei muito do desfile e é algo que eu recomendo a todos se tiverem a oportunidade.

No comments: