Friday 17 February 2012

Rio de Janeiro - Chegada


Este ano pela primeira vez fui ao Rio de Janeiro. Pra ser sincera eu nunca havia tido vontade de ir lá, e o fato de só passar violência na TV quando se fala em Rio de Janeiro não ajudava a ter vontade de visitar. Eu imaginava que seria assaltada a cada 5 minutos e que correria risco de morte a cada 10.
Mas como tinha amigos vindo do exterior para conhecer o Brasil resolvi enfrentar o medo e ir até lá no carnaval, outra coisa que eu não gosto e sempre tentei fugir.
Bom, sexta-feira dia 17 cheguei no aeroporto internacional do Rio (mesmo tendo ido de Floripa a passagem mais barata era até o Galeão) e paguei mais caro por um táxi de cooperativa para ir até Ipanema, onde alugamos um apartamento na rua Visconde de Pirajá. O taxista foi muito gente boa me mostrando os lugares principais do Rio no trajeto, como o Maracanã, o Cristo, a Lagoa Rodrigo de Freitas, e até a favela da Rocinha.
Uma vez em Ipanema eu fiquei esperando um cara me trazer a chave do apartamento alugado, o que me deixou apreensiva, mas correu tudo bem e logo já havia escolhido o melhor quarto da casa para eu e o André. Como eu e ele que organizamos tudo nessa viagem, e como eu que tive que ficar ligando pra isso e aquilo pra organizar tudo achei que seria uma boa recompensa poder escolher o melhor quarto. E valeu a pena, pois nosso quarto era de fundos então o barulho do carnaval na rua principal não incomodava.
Eu na praia de Ipanema no meu primeiro dia no Rio
Depois de largar as coisas no apartamento fui passear pela rua pra ver onde tinha super mercado, restaurante, farmácia, essas coisas todas, e vi que a rua tem de tudo, e fica a 2 quadras da praia de Ipanema. Comprei umas coisas no super, voltei pro apartamento, coloquei meu biquíni e fui pra praia.
A praia estava cheia, e me surpreendeu o fato de que tem vendedores de tudo quanto é coisa que ficam o tempo inteiro gritando a mercadoria que estão vendendo. Bem diferente de Floripa, onde a praia é mais silenciosa, mesmo quando cheia.
Fiquei pegando sol e depois sentou uma senhora perto de mim e depois começamos a conversar. Ela foi muito simpática e me explicou tudo do Rio, me deu dicas, me deu inclusive o telefone dela, realmente foi muito querida e me ajudou a perder o medo de estar lá sozinha mesmo que por algumas horas. Deixei meu email com ela caso ela vá a Londres e queira dicas.
Saí da praia pelas 6 da tarde, e a maioria das pessoas já tinha saído, e ficou tudo a maior sujeira! Isso foi outra diferença que vi comparando com as praias de Floripa. A quantidade de lixo que ficou na praia lá em Ipanema parecia que havia tido uma festa!
Depois disso fui jantar e aí fiquei esperando os demais chegarem. O André, Jason, Hamish e Louise chegaram no apartamento perto da meia-noite. Foi bom ter visto o André depois de mais de 2 meses! Estavam todos cansados e fomos logo dormir.
Minha primeira impressão do Rio foi muito boa!

No comments: