Chegamos em Istambul no domingo de páscoa, mas como é um país muçulmano (na verdade o país é secular, mas a população é muçulmana) a gente nem viu nada relativo a páscoa e estava tudo aberto pra business.
Estava um dia lindo de sol, mais de 20 graus, então foi ótimo passear por lá. Nosso hotel era 10min de caminhada das principais atrações e isso foi bom conveniente.
Começamos visitando o Blue Mosque, que é um dos prédios mais lindos que eu já vi na vida! Na parte de fora dele a gente vê na parede várias torneiras e homens sentados lavando os pés, mãos e cabeça. Logo começamos a ouvir o “Call o Prayer”, que é o chamado para rezar. Foi muito bonito ouvir esse chamado assim que entramos no pátio da mesquita, e como não se pode entrar na mesquita durante a reza fomos assistir a uma curta palestra sobre o Islam, do que se trata, dos rituais de se lavar antes, do jejum do ramadã etc. Foi bem interessante e aprendi um monte. Só que em nenhum momento falaram das mulheres no islã, que é um assunto bem controverso.
Assim que acabou a hora da reza nós entramos na mesquita pra ver por dentro, e todos têm que tirar os sapatos e colocá-los num saquinho, e recomendam que as mulheres cubram o cabelo com um lenço, mas esse eu não fiz.
Por dentro é bem bonito e grande, tudo atapetado. Vi na parece oposta da entrada a reentrância na parede que aponta para Mecca, a direção onde todos se viram pra rezar.
Eu na frente do Blue Mosque
Blue Mosque por dentro
Blue Mosque por fora
Saindo e lá ficamos um tempão batendo fotos da mesquita, da praça onde ela fica, e da Agia Sophia, que foi nossa próxima visita.
Assim que havíamos chegado na praça principal, a fila pra comprar ingressos pra Agia Sophia estava gigante, por isso resolvemos visitar o Blue mosque antes. Já eram perto das 3 da tarde quando fomos pra Agia Sophia e a fila era bem menor. A última entrada é às 4 da tarde, então tivemos bastante tempo de vê-la por dentro.
Ela foi construída há mais de 1000 anos, e era uma basílica. Mas assim que os turcos tomaram Constantinopla (sim, é bem ali onde estávamos) ela foi transformada numa mesquita, mas hoje é um museu. Ela é bem bonita por dentro, mas bem acabadinha. Tem trabalhos de renovação, mas nao sei o quão eficientes eles são pois vários dos murais já estão acabados, o que é uma pena.
Agia Sophia vista do Blue Moque
Agia Sophia por dentro
Dali fomos caminhando em direção ao hotel e no caminho tinham várias lojas vendendo Turkish delight. Escolhemos uma qualquer pra entrar e acabou que é das melhores lojas do ramo na Turquia (Chama-se Hafiz Mustafa)!
O André e o Raymond comeram baklavas, um doce típico do oriente médio, até não aguentarem mais, e eu comi Turkish Delight como uma louca. É tipo uma balinha de goma, mas 1000 vezes mais saborosa.
Esse primeiro dia foi simplesmente fantástico! Eu adorei a cidade e tudo o que vi nela!
http://www.youtube.com/watch?v=UP179Rtigrk&feature=youtube_gdata
No comments:
Post a Comment