Friday, 8 March 2013

Luxemburgo–Dia 1

Como fazia uns meses que não viajávamos e porque viajar no inverno europeu é uma desgraça por causa do frio, nós resolvemos fazer uma viagem curta, pra um lugar perto. O lugar escolhido foi Luxemburgo, um dos menores países da Europa. Ele faz fronteira com a Alemanha, França e Bélgica e é conhecido aqui no Reino Unido por ter headquarters de várias empresas grandes porque lá paga-se bem menos imposto que no Reino Unido. Ano passado deu um escândalo porque a mídia noticiou que empresas como Starbucks e Amazon são baseadas lá pra pagar menos imposto apesar de fazerem fortunas aqui na Inglaterra.

Chegar lá é fácil, em 1 hora e pouco de vôo a gente chega no pequeno mas incrivelmente limpo e organizado aeroporto de Luxemburgo. De lá pega-se o ônibus 16 e em 20 minutos a gente desce na estação de trem principal da cidade, bem no centro.

Nosso hotel, assim como muitos outros hotéis como Ibis e Best Western, ficava perto da estação e eu gostei da localização pois era perto das atrações todas e também de lojas e super mercado. Nosso hotel chamava-se Park Inn.

Eu cheguei lah era 1:00 da tarde horário local (meu vôo atrasou 1 hora em Londres, Heathrow é um saco por isso) e encontrei o André no hotel, pois ele havia ido pra lá direto do Haiti, onde estava a trabalho havia uma semana (na verdade ele fez escala em Miami e Zurique, super chique ele hein viajando assim.).

Eu havia pesquisado os lugares pra gente ver e já havia visto sugetões de restaurantes, então saímos direto pra almoçar e fomos numa pracinha perto do nosso hotel chamada Place de Paris e almoçamos num restaurante ali. Uma coisa que eu não entendo é que países como Alemanha e Luxemburgo ainda deixam pessoas fumarem em lugar fechado! Eu sempre odiei cigarro e acho absolutamente inaceitável alguém fumar em lugar fechado, nem parece coisa de país desenvolvido e rico…

As porcões de comida são incrivelmente generosas em Luxemburgo e não conseguia comer nem metade do meu prato. Dava pra eu e o André dividir que não passava fome.

Lux1

Porções grandes no almoço em Place de Paris

Dali fomos caminhando em direção ao Old Town e logo antes da ponte descemos até o Grund, que é um vale que rodeia a parte antiga da cidade. Neste vale tem um rio e uma vila bem bonitinha, a parte mais legal da cidade na minha opinião.

Lux2

Caminhando pelo Grund

Caminhamos por ali, passamos pela Neumünster Abbey e fomos caminhando pelo vale seguindo o rio até chegar na área de Clausen, onde voltamos até a parte antiga da cidade subindo uma ladeira. Nesta ladeira têm umas cavernas chamadas Bock Casemates, que foi construída com o objetivo de ser um castelo lá por 900 e serviu de base para o que hoje é a cidade de Luxemburgo. Estas cavernas têm vista para o vale (Grund).

lux3

Nem a chuva estragou a beleza do lugar

Saindo desta visita fomos seguindo o caminho que contornava a cidade, com vista para o vale. Aí começou a chover e fomos até o centro da cidade tomar um chocolate quente pra esquentar. Passamos no ponto de informação turística e lá foram extremamente helpful e organizados. Nos deram várias sugestões de lugares pra ver com tabela de horários de trem e ônibus para chegar nos vários destinos.

Passamos também no ponto de informação sobre a união européia, onde eles têm vários livretos com tudo quanto é tipo de informação sobre a união euroéia em vários idiomas, sobre os países, as leis e os direitos dos cidaçãos europeus. Foi bem interessante.

Como havíamos almoçado tarde a nossa janta foi só um sanduíche comprado na estação de trem, que eu não gostei nem um pouco por sinal. Fomos dormir super cedo pois estávamos super cansados.

No comments: