Sunday 4 May 2014

Escócia–Highlands II

No dia seguinte acordamos cedo e após o café da manhã seguimos viagem em direção ao norte, para um lugar chamado Fort William. Esta cidade é das maiores da região, mas não tem nada de interessante. Como tudo nesta área do país, o que conta são as paisagens ao redor das cidades. Ali perto fica a maior montanha do Reino Unido, chamada Ben Nevis. Fomos até o centro de informação pra ver como chegar até esta montanha, ou vê-la. A senhora foi bem gentil e nos passou um ponto de vista, além de outros lugares ali perto que pudéssemos visitar. O tempo estava absolutamente ABOMINÁVEL neste dia, com muita chuva e nuvens quase até o chão (exagero, mas era o que parecia). O resultado é que não vimos nada de montanha nenhuma no tal ponto de vista ou em lugar nenhum, pois estava tudo coberto por nuvens.

Dirigimos então até um lugar chamado Glenfinnan, que tem também paisagens bonitas e foi onde filmaram a ponte por onde passa o Hogwarts Express, do filme do Harry Potter. Eu sempre me empolgo com coisas do Harry Potter e sugeri visitarmos o lugar. No centro de informação nos deram um mapinha com duas opções de trilha para termos uma vista do trilho do trem tipo a do filme, e escolhemos fazer a mais curta. Entretanto nos enganamos, e acabamos fazendo a mais comprida. Quer dizer, eu fiz. Quando eu fiz a minha mala pra viagem, eu levei bota de caminhada (trekking boot), que são boas pra fazer caminhadas na montanha e são à prova d´água, e também meu casaco quente impermeável, além da minha sombrinha. Adivinha se algum dos meus amigos tinha qualquer coisa disso? É claro que não, estavam os 2 de tênis de tecido tipo All Star, e um deles não tinha nem um casaco quente impermeável! Estavam ambos dividindo uma sombrinha minúscula. Ficaram os 2 na chuva enquanto eu fiz a caminhada. Não quis nem saber se tiveram que me esperar. Tive que esperar por eles a manhã inteira de sábado, agora foi a vez deles me esperarem. A trilha não foi muito fácil na chuva, e fui bem devagar, pois o caminho era por pedras, e como estavam molhadas podiam ser escorregadias. A caminhada ia subindo um morro, e a trilha subia e descia, e claro que de um lado era penhasco, então fui bem cuidadosa. Estava eu sozinha na trilha, na chuva, ninguém por perto, comecei a pensar em desistir, mas logo vieram um casal e um adolescente na direção contrária, e eu perguntei pra eles se faltava muito pra chegar no ponto de vista do trilho do trem e se era bonito. Eles falaram que eu estava chegando e que era pra continuar que valia a pena. Bem nessa hora começou a tocar meu telefone, que tem o ringtone do filme do Harry Potter. Eles começaram a rir com a coincidência. Foi engraçado.
Insisti e acabei chegamondo no ponto de vista do viaduto por onde passa o trem. Foi bem legal a aventura, mas não fiquei muito lá por causa da chuva. Este trem faz uma viagem entre Fort William e Mallaig, e foi votado por diversas vezes a viagem de trem com a paisagem mais bonita do mundo. Um dia eu até gostaria de voltar e fazer tal viagem.
A paisagem dessa trilha é maravilhosa, com montanhas ao redor de um lago. Mesmo com chuva era bonita, com sol então deve ser de outro mundo!
No caminho de volta ao carro nós vimos duas vassouras do estilo Harry Potter encostadas numa parede. Não deu outra e batemos fotos pulando com a vassoura, que ficaram engraçadíssimas, pois parecia que a gente estava voando de vassoura.

Blog3

Viaduto do trem do filme do Harry Potter
Eu e Jinny voando nas vassouras


Continuamos viagem, desta vez em direção até uma das ilhas escocesas chamada Skye. A viagem foi bem cansativa, mais de 3 horas. Paramos pra almoçar num pub num lugar no meio do nada, bem remoto, e depois fomos fazer um giro (digo giro porque a estrada era circular) pela parte norte desta ilha, que duraria mais de 2 horas. Foi bastante tempo dentro do carro, e eu não estava confortável, pois o meu amigo não sabe dirigir de acordo com as condições. Apesar da chuva e da estrada muitas vezes ser pequena demais pra 2 carros passarem em duas mãos, ele fazia questão de dirigir a 100Km/h. Nem preciso dizer que NUNCA mais saio de carro com ele pois passei muito medo.
Uma das paisagens que gostaríamos de ter visto chama-se The Storr, que é uma montanha que no tipo tem vista pro mar e um lago, e umas formações interessantes. Do estacionamento até lá em cima eram mais ou menos 40 minutos de caminhada, mas com a chuva estava tudo enlameado, e o vento não estava ajudando. Caminhamos por cerca de 20 minutos morro acima e os meus amigos desistiram, obviamente por não estarem com o equipamento adequado, e desta vez resolvi não ir sozinha, pois as nuvens estavam encobrindo o todo da montanha, então resolvi voltar com eles pro carro e seguir viagem. Paramos em mais 1 ou 2 lugares pra bater fotos e pegamos uma rua rural que passava pelas montanhas. Foi uma das vezes que mais fiquei com medo, pois a visibilidade estava horrível, a estrada tinha uma faixa só, e carros iam nas duas direções. Como a estrada estava vazia o meu amigo ia bem mais rápido do que qualquer pessoas sã e normal iria em tais condições, então não aproveitei tanto quanto eu gostaria. Bem em cima da montanha estava cheio de carros e tinha inclusive polícia, ambulância e cachorros farejadores. Com certeza alguém que se perdeu fazendo trilha. Espero que tenha sido final feliz.

Blog4

Na trilha a caminho do Man of Storr (que não completamos)
Paisagem pela Iha de Skye
Cidadezinha de Uig
Ambiente inóspito e perigoso com o tempo ruim


Fomos até uma cidadezinha bem na ponta da ilha, chamada Uig, que não tem nada de interessante, e voltamos até a principal cidade da ilha, que chama-se Portree. A cidadezinha tem um certo charme, principalmente o porto, com casinhas coloridas no estilo nórdico. Comi um fish and chips num restaurante ali no porto e foi o peixe mais fresco que comi aqui no Reino Unido. Estava muito bom.
Foi mais uma hora de viagem até o hotel, que ficava na Ilha de Skye mesmo, e não era nada bom, mas como foi por uma noite só não foi o fim do mundo.
O tempo faz muita diferença neste tipo de viagem, mas paisagem era tão bonita que mesmo assim conseguimos aproveitar um pouco.

No comments: