No fim de semana do primeiro feriado de maio, apesar de eu ter recém voltado de viagem ao Canadá e estar ainda cansada e sofrendo com a diferença de fuso-horário, eu já havia comprado passagem pra Escócia, então eu fui mais pra não perder o dinheiro do que por vontade. Não saiu tudo como planejado, mas vou tentar não reclamar demais ao relatar a viagem e vou focar nas coisas boas.
O lugar escolhido foi a Scottish Highlands (não sei em português, mas em tradução livre: Alta Escócia).
Fiz a viagem com um casal de amigos, o que foi bom pela companhia, mas teve coisa irritante. Pra começar havíamos combinar de voar sexta-feira de noite depois do trabalho e voltar terça de manhã cedo, sendo o feriado segunda-feira. Então eu comprei as passagens pros tais vôos. Acaba que os 2, porque queriam passagem com milhas (não é como se não tivessem dinheiro pra pagar a passagem) e porque demoraram a marcar, acabaram voando só no sábado de manhã. Acabou que perdemos meio-dia de sábado, que estava um dia bem bonito, pois o vôo deles atrasou e até eles pegarem o carro alugado demorou e só saímos de Aberdeen, cidade no nordeste da Escócia perto do meio-dia.
Fomos em direção ao sul, pela reserva florestal The Cairgorms. A paisagem era tranquila, com bastante verde e ovelhas, até lembrou um pouco a Nova Zelândia. A primavera é a época em que nascem as ovelhinhas, então os campos estavam cheios dela, muito lindinhas!
Fomos até a cidade de Pitlochy, que é uma das maiorzinhas da área. Nesta parte da Escócia não tem quase cidades, a maioria do que vemos são pequenas vilas. Esta cidade era pequena, mas havia certa infra-estrutura, então almoçamos lá. Achamos um pub, onde eu comi uma sopa e um sanduíche. A cidade em si não tem atrativo turístico praticamente, mas vimos que havia uma represa com a tal de "escada pra salmão". Ficamos curiosos pra ver o que era, e descobrimos que para possibilitar que o salmão reproduza, foram construídos uns degraus gigantes numa represa, cheios de água com corrente artificial, pra ajudar o peixe a subir até a represa. Foi interessante, mas não particularmente bonito.
Passamos por um lago chamado Tai, onde paramos pra bater foto de uma praiazinha, mas como estava ventando muito logo fomos embora. A próxima parada foram em Dochart Falls, uma queda de água (não dá pra chamar de cataratas).
Ovelhinhas nos campos escoceses
Paisagem das Highlands
Eu e Jinny nas Highlands
Falls of Dochart
Seguimos viagem e chegamos na rodovia principal, a A82, que liga o sul da Escócia até a região das Highlands. Esta rodovia tem uma paisagem maravilhosa! Logo começam a aparecer montanhas e vales dos 2 lados da estrada. Muitas montanhas ainda com neve no topo, apesar de já ser primavera. Os vales não têm vegetação, são completamente inóspitos, mas de uma beleza espetacular! Era de parar a cada 5 minutos pra admirar e bater fotos. A cada curva era um lago e montanhas de tirar o fôlego. Fomos seguindo viagem até a área chamada Glen Coe, que foi onde hos hospedamos. Nosso hotel ficava perto de um dos Lochs (lago), o Loch Neven, e nosso quarto tinha vista espetacular pro lago. Infelizmente começou a chover, e por isso nosso passeio ao redor do lago foi mais curto do que esperávamos, mas foi bom relaxar no quarto admirando a vista, tomando um vinhozinho que eu havia comprado, e ouvindo música escocesa.
As 3 primeiras fotos são da paisagem durante a viagem
A última foto eu tirei do quarto do nosso hotel, de manhã cedo
Este foi nosso primeiro dia de viagem e o que vimos já fez a viagem valer a pena.
http://www.youtube.com/watch?v=TkIWcf9Z3BA&feature=youtube_gdata
No comments:
Post a Comment