No nosso último dia o plano era ir direto até um lugar chamado Fort Augustus, que é uma vila que fica logo no começo do Lago Ness. Mas como tínhamos tempo sugeri que voltássemos até perto de Fort William, onde estávamos no dia anterior, pra ver se conseguíamos ver alguma coisa das coisas que não havíamos visto no dia anterior, já que o tempo estava melhor. Não tinha sol, mas as nuvens malditas do dia anterior haviam dispersado, então tudo melhorou.
No caminho passamos por um castelo famoso, cenário de vários filmes, chamado Eilean Donan. É possível visitar o castelo por dentro, mas o bonito é admirar o castelo com o cenário em volta, e foi o que fizemos.
Valeu a pena termos ido sul novamente pra tentar ver algumas coisas, apesar de ter acidionado 1:30 de viagem. Fomos até um ponto de vista um pouco antes de chegar em Fort William e conseguimos ver a tal Ben Nevis, a montanha mais alta, com as suas montanhas "vizinhas".
Depois de fotos fomos então em direção até Fort Augustus, que em si não tem nada de espetacular, mas fica bem no começo do Lago Ness. Este lago não tem nada de espetacular. É famoso por causa do tal monstro do Lago Ness, mas a paisagem em si não é tão bonita quanto as demais que vimos na viagem, com tantos outros lagos e montanhas. Inclusive está é cheio de turistas e por isso os preços são inflacionados. Uma das coisas que eu queria ver eram as ruínas do Castelo de Urquhart, que fica no Lago Ness. Chegamos lá e estava cheio de ônibus de turistas e não dava nem pra tirar foto da paisagem, pois cercaram tudo e tinha que pagar mais de 7 libras pra ver as ruínas e "apoveitar o café, a loja de souvenir, o museu e o filme do castelo", como disse a senhora rude que nos atendeu. Ficamos p* da vida e resolvemos não pagar. Uma coisa é pagar pra ver o castelo de perto e por dentro, agora cobrar pra bater foto de paisagem é um cúmulo na minha opinião! Subimos num morrinho atrás do ticket-office e batemos fotos dali mesmo, como várias outras pessoas estavam fazendo.
Fomos então em direção a Inverness, o destino final da viagem. Eu nem esperava ver nada na cidade, pois já havia lido que não tem muita coisa pra fazer ou ver, o que se comprovou. Eu e a Jinny fizemos o tour da cidade, vimos todas as atrações (nada espetacular) em menos de uma hora, e ficamos visitando lojas de cashmere pra ver preços e comprar algumas coisas. Acabei comprando uma blusa de cashmere e um cachecol de tartan bem quentinhos.
Castelo Eilean Donan
Cadeia de montanhas Ben Nevis
Ruínas do castelo de Urquhart, no lago Ness
Terminamos de fazer tudo e ainda eram 5 da tarde. Com 3 horas de luz do dia ainda, resolvemos fazer outro passeio. Fizemos o roteiro que o livro que eu havia pegado sobre a Scottish Highlands sugeria que fizéssemos, mas que ignoramos, que é dirigir pelo lado leste do Lago Ness, que tem vista bem mais bonita. Começamos passando por uma vila chamada Dores, 15 minutos de Inverness, onde tem uma "praia", de pedrinhas. A vista realmente é bem mais bonita, mas estava ventando bastante. Fomos caminhando por uma trilha entre a praia e um campo bem grande, bonito e verde, cheio de ovelhas. A paisagem era bem bucólica e tranquila. Vimos um senhor assando salsisha numa fogueira feita atrás de uns arbustos pra se esconder do vento, com duas menininhas, nem aí pro frio e de camiseta brincando num balanço de árvore. Vimos pessoas com cachorros, que estavam nadando no lago, também nem aí pro frio. Vendo isso entendemos porque a garçonete na hora do almoço falou que o dia estava bonito, enquanto que para nós era um dia feio e nublado. Pra falar a verdade, bem nessa hora do dia saiu um pouco de sol. Continuamos dirigindo até uma vila chamada Foyers, e lá fizemos uma curta trilha até uma cachoeira, no meio de um penhaso de pedras e árvores. Era tudo tão bonito e tão tranquilo, que eu passei a gostar do Lago Ness. Jantamos no restaurante de um B&B bem isolado, perto da cachoeira, e eu queria ter ficado uns dias ali lendo, relaxando, fazendo caminhadas por aquelas paisagens lindas, vivendo a vida!
Cidade de Inverness
Eu no Lago Ness
Campo na frente do Lago Ness
Cachoeira de Foyers
Paisagem verde bonita em Foyers
Mas nada que é bom dura, e nossa viagem acabou. Acordamos às 4:30 da manhã no de terça-feira pra pegar o vôo pra Londres as 6:30, e fui direto pro trabalho.
Eu simplesmente adoro a Escócia. Gosto de tudo que é Escocês: a comida, a cultura, as roupas, a música, a paisagem, tudo. Me identifico muito com o país e é um lugar que eu pretendo voltar sempre que eu tive oportunidade!
http://www.youtube.com/watch?v=EIn3-2IAp9k&feature=youtube_gdata
No comments:
Post a Comment