Friday 23 May 2014

Oslo–Noruega–Dia 1

No segundo feriado de maio eu viajei para Oslo, na Noruega. Não estava nos meus planos viajar pra Noruega, mas como a passagem estava barata comparado com outros lugares que eu havia considerado ir, e como eu tenho uma pessoa conhecida na Noruega, achei que seria vantagem ir pra lá.
Saí de Londres sexta-feira às 3 da tarde (tirei meio dia de férias) e eram quase 8 da noite quando cheguei no hotel em Oslo. Do aeroporto de Oslo até o centro é possível pegar o trem expresso, que leva 16 minutos pra chegar na estação central de Oslo (acho que o nome do trem é Floget) e tem o trem de linha normal, que são 50 kronas mais baratas que o trem expresso e leva 23 minutos até a estação central. Realmente não tem porque pegar o trem expresso.
A minha amiga já estava no hotel me esperando. Eu a conheci quando estava em Berlin, e ela mora numa cidade chama Porsgrun, no sul da Noruega, mas foi até Oslo me encontrar e me mostrar a cidade.
Como está no fim de maio anoitece bem tarde lá, o que significa que deu tempo de jantarmos e ainda saímos pra caminhar pelo centro da cidade que estava claro.
Começamos visitando a Opera House, uma construção nova bem moderna na beira do mar. O teto da construção é inclinado de forma que permite que as pessoas possam subir nele. Fomos até lá em cima pra ver a vista da cidade e o por-do-sol. Dali fomos caminhando pelas ruas do centro até o palácio onde a família real da Noruega mora. No caminho passamos pela parte central e turística da cidade, onde tem o prédio do parlamento, um hotel bem chique, uma praça com chafariz e vários restaurantes. Chegamos então até o palácio real, que fica em cima de um morrinho no fim de um caminho ladeado de árvores com flores bem cheirosas. Ao contrário de Buckingham Palace em Londres, que é uma grade enorme ao redor e ninguém pode chegar perto, não existe grade nenhuma ao redor deste palácio. Tem uns guardinhas cuidando, mas é isso. Eu perguntei pra um deles se a rainha mora ali mesmo e a guardinha fez que sim com a cabeça (não sei se eles podem falar com as pessoas, acho que não).
A primeira impressão da cidade foi de um lugar calmo.