Sunday 8 May 2011

Viagem da páscoa IX

No nosso último dia em Marrakech o André e a Jinny foram fazer um curso de culinária local. Como era de se esperar eu não quis ir, pois não gosto de cozinhar e não gosto de comida marroquina (tanto que acabei comendo na McDonalds todos os dias). O tempo estava absolutamente deplorável e eu passei o dia no hotel, fiz academia, usei a internet, li meu livro…

O plano era esperar a Jinny e o André terminarem o curso e iríamos visitar um museu. Segundo eles estariam de volta pelas 4. Só que isso não aconteceu, eles só acabaram chegando de volta ao hotel ás 7, fiquei puta, pois passei o dia esperando eles chegarem e aí não deu mais pra fazer nada a não ser sair pra jantar. Fomos num restaurante super recomendado, mas não tinha nada que eu gostasse (e eu me recuso a comer carne halal), então acabei comendo só uma entrada, umas esfihas que estavam gostosas até.

Nosso vôo saiu de Marrakech de manhã e foi tranquilo.

Eu estava bem receosa com a viagem pra Marrakech, mas gostei de ter ido, achei bem interessante ver um país do mundo árabe, que é uma cultura tão diferente da brasileira/inglesa, que são as que estou acostumada. Mas possivelmente será o único país da África que eu visitarei. Marrocos é dos países mais “ricos” da África (África do sul é mais rica, obviamente) e mesmo assim dá pra ver que é um país bem pobre, onde as pessoas ganham pouco e mal se sabe como elas sobrevivem. As pessoas que se dão melhor são as que trabalham no turismo, então eles dependem fortemente dos turistas pra manter a economia. O fato de ter tido um atentado não é boa notícia pra eles, pois muitas pessoas deixam de ir lá com medo, o que é compreensível, eu não teria comprado a passagem depois da explosão da bomba, por exemplo. Um garçon de um restaurante até se desculpou pela bomba, como se a culpa fosse dele, coitado, falou que o movimento caiu bastante.

Marrocos tem um rei, e o cara está sofrendo protestos como outros países do mundo árabe, mas não na mesma escala. Pelo que ficamos sabendo ele acabou de dar aumento pra funcionários públicos e está tentando controlar os ânimos do povo. Por mais interessante que eu tenha achado eu não gosto de ver pobreza, não gosto de lugares onde não existem regras para as coisas mais básicas, como trânsito, por exemplo, onde animais são tratados com uma crueldade indescritível e qualquer pessoa que se importe com eles é considerada louca, não me sinto bem em  lugares onde você pensa que seria bom que você pudesse fazer algo pra ajudar as pessoas pois você não gosta de vê-las nesta situação, mas na verdade você não pode, pois tem alguém cujo trabalho é fazer isso e essa pessoa não faz. Eu me sinto agoniada e até meio deprimida com essas coisas e é por isso que eu não devo voltar em lugares assim tão cedo, se é que algum dia vou voltar. Entendo que se interessa por lugares assim, mas não é meu tipo de coisa, então posso riscar isso da minha lista, pois já fui e já vi, não preciso ir de novo. Mas recomendo uma visita  a Marrakech. pois é interessante.

DSC03837

Nosso hotel em Marrakech

DSC03834

No comments: