Sunday 8 May 2011

Viagem da páscoa VII

No nosso segundo dia em Marrakech fomos ver as atrações turísticas, que ficam na sua maioria na parte antiga da cidade, que é circundada por um muro e se chama Medina. Começamos pelo principal Mosque da cidade, que fica do lado da praça Djeema El Fna (voltarei a falar desse lugar depois). Só muçulmanos podem entrar na mesquita, pois senão as pessoas não conseguem rezar direito com a turistada batendo foto e sendo barulhenta, o que eu acho certo, então tivemos que nos contentar em bater fotos de fora. Dali fomos visitar as Sardinian Tombs, que são túmulos de reis e seus familiares que uma vez regiam a cidade. Durante a visita eu ficava andando perto de grupos de turistas com guias e o fato de eu entender alemão veio em meio benefício, pois eu escutava o guia e aí sabia para o que eu estava olhando e depoispodia então falar pros demais o que era cada coisa.

DSC03801

Sardinian Tombs em Marrakech

Dali fomos visitar 2 palácios, um chamado Bahia Palace e um outro ali por perto também, cujo nome não me lembro. Ambos os palácios são bem grandes com vários quartos, e o rei tinha várias comcubinas e esposas, então os palácios eram cheios de mulheres e filhos e as partes mais bonitas dos palácios normalmente eram de uso exclusivo do rei. Os tetos dos quartos era todos decorados de forma diferente, com detalhes em madeira e pintados, um mais bonito do que o outro. Num dos palácios as paredes foram talhadas e pintadas a mão com uma decoração lindíssima. Estes palácios demoraram vários anos pra ficar prontos, pois cada rei queria que fosse o mai bonito já feito!

DSC03816

Sala do trono em um dos palácios

DSC03803

Courtyard no Bahia Palace

Depois fomos almoçar na cidade nova, pegamos um táxi, e acabamos almoçando na McDonalds de novo. Aí fomos nos jardins de Yves Saint Laurent, um estilista que adotou Marrakech por muito tempo durante sua vida e fez este jardim, que é muito bonito e tem cáctus por todos os lados.

DSC03828

Jardim Yves Saint Laurent

Nosso meio de locomoção era táxi. Estávamos em 6 adultos, e os táxis lá levam 6 adultos!! Sinto de segurança é algo dispensável por lá. Ia eu e a Jinny no banco da frente e os 4 demais todos apertados no banco de trás. E como em tudo em Marrakech, o preço é negociável. Os taxistas sempre pedem 2x mais do que o preço normal, aí quando você fala que é caro e que vai procurar outro táxi ele baixa o preço e vai baixando até ficar um preço justo. E muitos taxistas tentam convencer turistas a pagar mais dizendo que têm família e que ganham pouco e isso e aquilo, o que provavelmente é verdade, mas não dá pra ficar pagando 2 x o preço o tempo inteiro. Os táxis são na sua maioria incrivelmente velhos, nunca na minha vida vi carros tão velhos, e vários tinham mau cheiro, não foi a forma mais agradável de locomoção que eu já peguei, mas era a melhor que tinha, ou então caminhar por muito tempo, pois nosso hotel era cerca de 15 minutos longe de qualquer lugar, mais as caminhadas entre os pontos turísticos, ia ser caminhada demais.

Fomos jantar num restaurante ali perto do hotel, um lugar mais moderno e turístico e comi uma massa, tava gostosa e bem mais barato que no hotel, onde eles metiam a faca e qualquer coisa era bem cara, preços de Londres praticamente!

No comments: