Sunday 8 May 2011

Viagem da páscoa VI

Na quinta-feira saímos de Nice e fomos até Marseilles pegar o vôo até Marrakech. Neste dia eu vi que nunca conseguiria morar na França… O aeroporto era incrivelmente desorganizado, lembrava os do Brasil. Pra começar não se sabia onde ir pra fazer check-in com a empresa aérea que íamos voar, não haviam placas nem nada. O check-in abriu 2 horas antes do vôo e eu imaginei que teríamos tempo pra comer algo e descansar, só que me enganei. A fila pra segurança estava meio grande, mas isso é normal em qualquer lugar; o problema foi a fila da polícia. Pra começar até hoje não entendo porque precisa mostrar o passaporte pra sair do país. Você está indo embora, então não sei porque a polícia quer ver seu passaporte. Se é algum criminoso tentando fugir eles têm meios de ver isso sem ter que ver o passaporte de cada pessoa. A fila da polícia estava absurdamente gigante! Era uma sala pequena e sem ventilação, os oficiais da imigração eram os mais lerdos que eu já vi na vida!! A fila simplesmente não andava, e começaram a anunciar vôos e as pessoas nestes vôos ainda na fila. Aí estas pessoas começaram a passar pelo lado pra não perder o vôo, e eu ouvia que lá na frente estava dando briga entre os passageiros porque os que estavam pra embarcar queriam passar na frente dos demais. E não tinha absolutamente NINGUÉM do aeroporto pra organizar isso! Demorou muito até vir um guarda pra ver quem realmente precisava passar na frente na fila e ele começou a organizar um pouco. Quando chegou a nossa vez eu entendi o por que da demora. Os oficiais da imigração simplesmente ficavam conversando entre eles, pegavam um passaporte de demoravam séculos digitando algo no computador e vendo foto e vendo as folhas do passaporte. Um absurdo sem igual!! Nunca em nenhum outro país vi tamanha lerdeza e ineficiência. E na fila estava cheio de árabes indo pra Algéria, eles simplesmente furavam a fila como se fosse algo normal. ODEIO pessoas que não obedecem as regras do país onde estão, pra mim isso é um cúmulo! Os franceses pareciam não se importar com a demora, isso deve ser normal lá. Bom, uma vez que embarcamos e o avião já estava em pleno ar avisaram que provavelmente teríamos que descer em Casablanca porque não foi possível abastecer o avião em Marseilles porque as pessoas que fazem isso estava me greve. Francês está sempre em greve! Qualquer coisa e eles páram em greve. Eu ODEIO grevistas, é uma perda de tempo! Greve é coisa pra gente que não tem educação e precisa de um sindicato pra protegê-los, pois mal sabem ler, o que não é o caso de funcionários públicos, que são os campeões de greve. Não simpatizo com nenhum tipo de greve. Aqui em Londres os motoristas de metrô têm feito greve o tempo inteiro, e eu se pudesse demitia todos, declararia greve proibido para a categoria e contrataria pessoas que estivessem afim de trabalhar sem ficar reclamando. Se não gosta do trabalho, está dissatisfeito, procure outro! E ninguém nunca vai me convencer de que greve é necessário quando a pessoa tem escolha, o que é a grande maioria dos casos.

Por isso eu nunca moraria na França, pois não tenho paciência com esse tipo de coisa, um país cheio de funcionário público que só sabe reclamar, não sei como consegue ser desenvolvido.

Mas no fim das contas conseguimos descer em Marrakech. Ficamos esperando a Jinny no aeroporto, pois o vôo dela (vindo de Londres) chegaria praticamente no mesmo horário que o nosso. Quando saímos do aeroporto pra pegar um táxi percebemos um monte de policiais revistando pessoas e checando passaportes, e ninguém podia chegar perto do aeroporto. Eu achei estranho e quando perguntamos pro motorista de táxi ele falou que foi porque uma bomba havia explodido no centro de Marrakech. Algum terrorista explodiu uma bomba num café no lugar mais turístico de Marrakech e matou 15 pessoas, a maioria estrangeiros. Até agora não se sabe qual facção de malucos foi responsável, mas o destino de todos os terroristas deveria ser igual o do Bin Laden! Que se dane se ele não estava armado, se ele foi morto na frente da esposa, filha, neto, quem quer que seja. Terrorista merece morrer antes que mate pessoas que não têm nada a ver com a guerra deles! Parabéns pros Estados Unidos e que eles consigam se livrar de muito mais destes demônios!

Claro que depois dessa notícia eu não queria sair do hotel. Ficamos num hotel 5 estrelas na parte nova da cidade, pois eu não queria arriscar ficar num lugar onde não me sentisse confortável. O nosso hotel era bem legal e fomos recebidos com chá de menta pra beber e óleo de flor de laranja pra conhecer o aroma. É muito bom e acabei comprando um pra mim depois.

DSC03838

Na recepção do hosso hotel em Marrakech

Bom, de qualquer forma nós acabamos saindo do hotel, mas fomos na parte nova da cidade, onde tudo parecia normal, tirando os policiais monitorando as ruas e os restaurantes, o que me fez se sentir mais segura. Acabei comendo numa Mc Donalds e caminhamos ali pela parte nova da cidade, onde tem alguns lugares mais modernos e lojas de marcas conhecidas. Depois encontramos o resto do nosso grupo. Estavam além de mim e do André: a Jinny e o Oscar, e o Hamish com a Louise, a namorada dele.

A minha primeira impressão de Marrakech foi de ser um lugar louco demais. Motos andam em qualquer lugar, inclusive na calçada no meio dos pedestres. Atravessar a rua é uma tarefa quase imposs[ivel, pois faixa de pedestres e sinal de pedestre não significa absolutamente nada. Tem que se meter na rua e rezar pros carros e motos não te atropelarem.

Mas depois de um longo e estressante dia finalmente voltei pro hotel e fui descansar tomando um banho de banheira.

DSC03787

Cidade nova em Marrakech

No comments: