Eu já andava confusa sobre quando começa o inverno. No Brasil e Estados Unidos a estação troca no dia 21, na Nova Zelândia e aqui na Inglaterra dizem que troca no dia primeiro do mês, então aqui pros ingleses o inverno começou esta semana passada.
Entretanto, segundo o tempo, o inverno começou em Novembro. Final de novembro e começo de dezembro foram os mais frios da história de Londres!!! E é óbvio que eu sou sortuda o suficiente pra estar aqui e presenciar isso (ironia). Pra quem ainda não sabe eu absolutamente odeio inverno. Quanto mais frio pior! Se eu quisesse este frio abominável e neve eu teria me mudado pra Rússia ou Suécia.
Todos aqui dizem que neve não é comum em Londres, mas meu blog é prova de que isto não é mais verdade, pois este é o terceiro ano seguido que neva aqui, e bastante. Londres, por incrível que pareça, não está preparada pra neve. O sistema de transporte fica um caos. Atrasos nos metrôs e trens são diários, o trânsito fica caótico, as pessoas chegam mais de uma hora atrasadas no trabalho e muitas nem conseguem chegar. Quem pode trabalha de casa, pra evitar o tumulto que é entrar nos trens e metrôs super lotados depois de esperar por 15 minutos no frio. Alguns aeroportos fecharam e passageiros ficaram presos sem poder viajar (se bem que isso não foi só em Londres).
Segunda-feira passada tive que caminhar até a estação de metrô (aqui da casa nova são 15 minutos caminhando, o que não é pouco) debaixo de neve caindo. E esperar o metrô debaixo de neve também. É insuportável o frio! E depois fica tudo escorregadio, tem que andar na calçada com muito cuidado porque fica só o gelo e a gente fica patinando. Isso quando não fica a neve preta, que é neve que não consegue derreter completamente e fica pelas tuas e calçadas. Molhando e sujando tudo.
Ontem a temperatura máxima foi de –4. Sair na rua é uma tortura quando o frio é intenso, pois ou você se enche de blusas e casacos ou você passa muito frio. O ruim de se encher de roupa é que você mal consegue se mecher, pegar algo dentro da bolsa de luva também não é das tarefas mais fáceis.
É claro que pra quem mora no Canadá, ou na Rússia, ou na Suécia, ou em qualquer lugar de muito frio, isso não significa muita coisa, mas pra alguém que não foi criada em país frio, e que não gosta de neve, e que não esperava que o tempo fosse mudar tanto aqui em Londres, é grandes coisa sim! Se eu pudesse dirigir pro trabalho e depois pra casa, não seria tão ruim, mas depender de transporte público neste tempo ninguém merece!! (Dirigir pro meu trabalho é impossível, afinal trabalho na região central de Londres. Nâo tem estacionamento e pra andar de carro lá tem que se pagar uma taxa de 8 libras por dia.)
Hoje melhorou um pouco, grande parte da neve derreteu. Vou torcer que a neve vá embora. O frio pode ficar, afinal é de se esperar, mas a neve que vá pra Suécia!
Quintal na sexta-feira de manhã
Quintal no sábado de manhã